calbuco Cinzas de vulcão chileno são vistas no céu do sul do Brasil Voos são cancelados em Porto Alegre Cinzas de vulcão chileno chegam ao litoral de SC e avançam pelo estado

  • Voos são cancelados em Porto Alegre 5/04/2015 08h47 - Atualizado em 25/04/2015 12h12

    Cinzas de vulcão chileno chegam ao litoral de SC e avançam pelo estado

    Segundo meteorologista, partículas não devem chegar ao solo.
    Sol aparece entre nuvens em boa parte do estado neste sábado (25).

    Do G1 SC
    Cinzas do vulcão chileno Calbuco são vistas em praia de Porto Belo, SC (Foto: Maria Angelica Fischer Ruschel/Arquivo Pessoal)Cinzas do vulcão são vistas em praia de Porto Belo (Foto: Maria Angelica Fischer Ruschel/Arquivo Pessoal)
    As cinzas do vulcão Calbuco, em erupção no Chile, podem ser vistas na manhã deste sábado (25) no litoral catarinense e também na região do Vale do Itajaí.
    "Visualmente, para quem não tem experiência, é difícil diferenciar as cinzas daquele aspecto nubladinho. Parecem nuvens altas,  os chamados cirros, mas são as cinzas", afirma o meteorologista do Grupo RBS Leandro Puchalski.
    Moradora de Porto Belo, no Litoral Norte, a fonoaudióloga Maria Angélica Fischer se surpreendeu com o que viu ao acordar neste sábado (25) na Praia de Perequê. "Não parecia nuvem, e sim uma camada fina de poeira. Inclusive mudou a cor do mar, ficou com cor acinzentada", conta ela, que registrou a imagem.
    Cinzas do vulcão chileno Calbuco são vistas no Campeche, em Florianópolis (Foto: Leandro Puchalski/RBS TV)Cinzas do Calbuco também são vistas no Campeche, em Florianópolis (Foto: Leandro Puchalski/RBS TV)
    Imagens de satélite mostram uma mancha amarela (veja abaixo) se afastando do Rio Grande do Sul à medida em que avança sobre Santa Catarina. "Mas a gente deve ter isso sobre todo o estado no fim de semana, alguns modelos mostram que pode chegar ao Paraná", diz Puchalski.
    Imagens de satélite mostram nuvem de cinzas de vulcão chileno sobre Santa Catarina (Foto: Reprodução/Eumetsat)Imagens de satélite mostram nuvem de cinzas sobre Santa Catarina (Foto: Reprodução/Eumetsat)
    O meteorologista acredita que, desta vez, dificilmente ocorrerá precipitação dessas cinzas em direção ao solo. "Não influencia na saúde, talvez não atrapalhe os aeroportos, a não ser que diminua muito o teto."
    Às 10h30, os voos no aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, eram operados dentro da normalidade, de acordo com o sistema de monitoramento online da Infraero.
    Previsão para sábado
    Neste sábado (25), o sol aparece entre nuvens em grande parte das regiões de Santa Catarina. As temperaturas deve ser típicas de outono, mais baixas pela manhã e à noite.
    Durante a tarde, as temperaturas ficam agradáveis e giram em torno dos 25°C na maior parte das cidades. Na Serra, depois de um amanhecer gelado, com 2,4°C registrados em Urupema, as temperaturas não devem passar dos 20°C.
    Cinzas podiam ser vistas na manhã deste sábado na praia de Jurerê (Foto: Marcia Callegaro/G1)Cinzas podiam ser vistas na manhã deste sábado (25) na praia de Jurerê (Foto: Marcia Callegaro/G1)
    copiado  http://g1.globo.com/sc
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...