Crescimento dos EUA cai mais do que o previsto

Crescimento dos EUA cai mais do que o previsto



O crescimento econômico dos Estados Unidos desacelerou no quarto trimestre de 2015, com queda nos investimentos das empresas e no gasto dos consumidores
O crescimento econômico dos Estados Unidos desacelerou no quarto trimestre de 2015, com queda nos investimentos das empresas e no gasto dos consumidores, segundo a primeira estimativa do Departamento do Comércio, publicada nesta sexta-feira.
De outubro a dezembro, o Produto Interno Bruto (PIB) americano subiu 0,7% anuais (dados corrigidos) em comparação aos 2% do terceiro trimestre.
Os analistas esperavam uma expansão do PIB de 0,9%. Em 2015, o crescimento foi de 2,4%, igual a 2014.
Apesar de um inverno menos rígido, os gastos de consumo - que constituem dois terços do PIB dos EUA - não aumentaram mais do que 2,2%, após terem registrado um aumento de 3% no trimestre precedente.
Pelo segundo trimestre consecutivo os investimentos das empresas caíram (-2,5%). Isso teve um impacto negativo de 0,4 ponto no crescimento dos últimos meses do ano.
A queda dos preços do petróleo atingiu o setor de produção petrolífera, cujos investimentos em infraestrutura caíram 38,7% no trimestre.
O comércio exterior, outro setor que pesa sobre o crescimento econômico, se viu afetado pela revalorização do dólar em nível mundial, tornando os preços das exportações americanas menos competitivos.
As vendas de bens e mercadorias ao exterior retrocederam 2,5% depois de terem crescido 0,7% no terceiro trimestre.
As importações também diminuíram, subindo apenas 1,1%. A balança comercial teve 0,47 ponto de crescimento no PIB durante o trimestre e 0,66 durante o conjunto de 2015.
A isso se soma no último trimestre um gasto público, sobretudo no nível dos estados e dos governos locais, que não cresceram mais do que 0,7% em comparação aos 1,8% do trimestre anterior.
copiado  http://www.afp.com/pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...