AFP
Imagem baixada do YouTube mostra rebelde do ELS se preparando para entrar em combate em Homs, cebtro do levante contra o regime de Assad, onde, nesta segunda (30), pelo menis seis pessoas morreram em cobfrontos
Os enfrentamentos entre as forças leais ao regime de Bashar al Assad e militares desertores do Exército Livre Sírio (ELS) chegaram nas últimas horas até as proximidades do aeroporto de Damasco, informaram fontes opositoras.
O número dois do ELS, Malik Kurdi, explicou nesta segunda-feira (30) à Agência Efe que os choques estão ocorrendo desde domingo a cinco km do aeroporto da capital.
A informação também foi confirmada por uma ativista que pediu para não ser identificada. A rebelde, que citou como fonte o general desertor Maher al Naimi, destacou que é a primeira vez que há enfrentamentos entre soldados e dissidentes nas proximidades do aeroporto, onde o ELS está presente em algumas zonas, como Al Hotaita.
O líder rebelde Kurdi explicou que, após se aproximarem do aeroporto, o ELS teve que realizar uma retirada estratégica, devido à grande presença de forças de segurança no local, considerado muito importante pelo regime.
Segundo o soldado dissidente, as forças governistas usam metralhadoras, tanques e helicópteros, enquanto os militares desertores empregam apenas armas leves.
Kurdi, que está na Turquia, disse que ocorrem enfrentamentos nas localidades de Al Guta, Homs, Idlib e em Latakia. O rebelde afirmou ainda que os bairros de Bab Amro e Bab al Sabea, em Homs, e a principal praça de Idlib, estão sob domínio dos rebeldes.
A Comissão Geral da Revolução Síria anunciou que pelo menos oito pessoas morreram nesta segunda-feira (30) nas imediações de Damasco, seis na província de Homs, três em Deraa e uma em Idlib.
Desde o início dos conflitos, em março de 2010, mais de 5.000 pessoas morreram na Síria, segundo dados da ONU, mas os opositores afirmam que esse número já ultrapassa 6.000. COPIADO : noticias.r7.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário