Choques entre militares e rebeldes se aproximam do aeroporto de Damasco

30/01/2012 às 10h53:

Choques entre militares e rebeldes se
aproximam do aeroporto de Damasco

Nesta segunda (30), combates deixaram pelo menos oito mortos perto da capital
EFE
SíriaAFP
Imagem baixada do YouTube mostra rebelde do ELS se preparando para entrar em combate em Homs, cebtro do levante contra o regime de Assad, onde, nesta segunda (30), pelo menis seis pessoas morreram em cobfrontos
Os enfrentamentos entre as forças leais ao regime de Bashar al Assad e militares desertores do Exército Livre Sírio (ELS) chegaram nas últimas horas até as proximidades do aeroporto de Damasco, informaram fontes opositoras.

O número dois do ELS, Malik Kurdi, explicou nesta segunda-feira (30) à Agência Efe que os choques estão ocorrendo desde domingo a cinco km do aeroporto da capital.

A informação também foi confirmada por uma ativista que pediu para não ser identificada. A rebelde, que citou como fonte o general desertor Maher al Naimi, destacou que é a primeira vez que há enfrentamentos entre soldados e dissidentes nas proximidades do aeroporto, onde o ELS está presente em algumas zonas, como Al Hotaita.

O líder rebelde Kurdi explicou que, após se aproximarem do aeroporto, o ELS teve que realizar uma retirada estratégica, devido à grande presença de forças de segurança no local, considerado muito importante pelo regime.

Segundo o soldado dissidente, as forças governistas usam metralhadoras, tanques e helicópteros, enquanto os militares desertores empregam apenas armas leves.

Kurdi, que está na Turquia, disse que ocorrem enfrentamentos nas localidades de Al Guta, Homs, Idlib e em Latakia. O rebelde afirmou ainda que os bairros de Bab Amro e Bab al Sabea, em Homs, e a principal praça de Idlib, estão sob domínio dos rebeldes.

A Comissão Geral da Revolução Síria anunciou que pelo menos oito pessoas morreram nesta segunda-feira (30) nas imediações de Damasco, seis na província de Homs, três em Deraa e uma em Idlib.

Desde o início dos conflitos, em março de 2010, mais de 5.000 pessoas morreram na Síria, segundo dados da ONU, mas os opositores afirmam que esse número já ultrapassa 6.000. COPIADO : noticias.r7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...