AO VIVO: STF inicia votos sobre Dirceu, Delúbio e Genoino


AO VIVO: STF inicia votos sobre Dirceu, Delúbio e Genoino

Julgamento do mensalão

Acompanhe a cobertura completa no STF com notícias, fotos e vídeos.


14:39 Neste momento, o presidente Ayres Britto lê a ata da última sessão.
14:35 Começa a sessão desta quarta (3) no STF.
19:22 Sessão é encerrada nesta segunda.
19:21 O presidente do Supremo decidiu deixar para resolver o empate ao final do julgamento. “Como o processo é continuo e teoricamente todos podemos mudar de voto, [....] o que temos feito na presidência desse nosso tribunal é registrar votos e não propriamente proclamar. Entendo que podemos deixar a questão do desempate para o final do julgamento.”
19:21 Com o voto de Ayres Britto, houve o primeiro empate no julgamento. José Borba recebeu cinco votos pela condenação e cinco pela absolvição no crime de lavagem de dinheiro.
19:19 Com o voto de Ayres Britto, há um empate quanto ao crime de lavagem de dinheiro do réu José Borba.
19:17 Ayres Britto acompanha o voto do relator e condena 12 dos 13 réus.
19:12 “Se viesse a admitir como crime simplesmente eleitoral o uso do Erário para financiamento de campanhas, a lei ordinária eleitoral cairia no absurdo de facilitar a obstrução da incidência das normas penais de corrupção, peculato e outros delitos”
, presidente do STFCarlos Ayres Britto
19:12 O ministro rebateu argumentos da defesa dos réus de que os recursos recebidos pelos partidos era para caixa dois de campanha. Para Britto, dinheiro público não pode ser usado para caixa dois de campanha sob pena de que o delito eleitoral sirva como “guarda-chuva” para condenação por crimes mais graves.
19:10 "Ao contrário da roupa no tanque, o fato é que quanto mais se torce a verdade, mais ela encarde"
, presidente do STFCarlos Ayres Britto
19:07 “Senhores ministros, um protagonista em especial confirma esse quase consenso da materialidade dos fatos. Marcos Valério parece ter o mais agudo faro desencavador de dinheiro"
, presidente do STFCarlos Ayres Britto
19:04 "Ele [Marcos Valério] parece ter o dom da ubiquidade (...) É impossível deixar de vinculá-lo a quase todos os réus dessa ação"

, presidente do STFCarlos Ayres Britto
19:00 "É direito de todo réu ser julgado pelo que fez e não pelo que é ou pelo que foi"
, presidente do STFCarlos Ayres Britto
18:53 Ayres Brito afirmou que os autos demonstram  “arrecadação criminosa de recursos públicos e privados para aliciar partidos políticos e corromper parlamentares e partidos; projeto de continuísmo político idealizado por um núcleo político. [...] do que resultou na progressiva perpetuação de delitos em quantidades enlouquecidas.”
18:46 “Eu acompanho o relator quanto à absolvição de Antônio Lamas e o faço por também me convencer de que a participação dele nesse conjunto de fatos, objeto da denúncia foi uma participação, digamos, mais do que episódica, ocasional, inarticulada, cosmética.”
, presidente do STFAyres Britto
18:45 O presidente do STF inicia o seu voto dizendo que absolve Antônio Lamas.
18:45 Sessão recomeça no STF.
17:46 Celso de Mello acompanhou integralmente o voto do ministro relator, Joaquim Barbosa, condenando 12 dos 13 réus no subitem por todas as imputações. Ele só absolveu Antonio Lamas, ex-assessor do PL.
17:45 Sessão é suspensa por 30 minutos.

VEJA 

COPIADO  :  g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...