Ataques no Líbano deixaram 19 alauítas feridos em uma semanarípoli (Líbano) (AFP)

02/11/2013 - 18:19

Ataques no Líbano deixaram 19 alauítas feridos em uma semanarípoli (Líbano) (AFP)

Uma série de ataques deixou 19 feridos nesta semana entre membros da minoria alauíta na cidade libanesa de Trípoli, cenário de confrontos mortais relacionadas ao conflito na Síria, indicou neste sábado uma fonte da segurança.
Combates entre moradores de Bab al-Tebbaneh (sunitas) e de Jabal Mohsen (alauíta), dois bairros pobres de Trípoli, mataram 14 pessoas na semana passada.
O episódio mais violento desta semana aconteceu neste sábado, quando homens armados sunitas atacaram um ônibus que transportava trabalhadores alauítas, deixando nove feridos.
"Homens armados abriram fogo contra o ônibus e, em seguida, espancaram alguns dos trabalhadores. Nove vítimas foram feridas por armas de fogo e foram levadas ao hospital", informou o oficial da segurança.
"O ônibus em que eles estavam foi parado na entrada do Bab al-Tebbaneh", acrescentou a fonte.
De acordo com um médico que tratou nove feridos, nenhum corre risco de morte.
Três outros alauítas foram atacados por um homem munido com uma faca na Praça Tal, no centro de Trípoli.
Outro homem, um funcionário da prefeitura, também foi atacado por alguém com uma faca.
"O que aconteceu hoje é terrível e o Estado deve parar aqueles que estão por trás desses ataques", lamentou Khaled al-Rafei, um jovem morador sunita de Trípoli.
Trípoli, segunda cidade do Líbano, conta com 200 mil habitantes, sendo 80% sunitas; 8%, alauítas; e o restante, cristão.
A cidade está profundamente dividida sobre o conflito na Síria. Os sunitas tendem a apoiar a revolta contra o regime de Bashar al-Assad, enquanto os alauítas apoiam o presidente.
copy  http://www.afp.com/pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...