AIEA: Coreia do Norte pode ter reativado reator nuclear

28/11/2013 - 14:27


Viena (AFP)
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) declarou nesta quinta-feira que imagens de satélite indicam que a Coreia do Norte tem tentado reativar seu reator nuclear de Yongbyon.
"A agência continua a acompanhar a evolução na usina nuclear de Yongbyon, principalmente por meio de imagens de satélite", afirmou o diretor-geral a agência, Yukiya Amano, em um discurso ante o Conselho de Ministros, que iniciou na quinta-feira uma reunião fechada de dois dias.
"Atividades consistentes com um esforço para reiniciar" o reator nuclear de cinco megawatts foram registradas, acrescentou.
"No entanto, como a agência não tem acesso ao local, é impossível para nós determinar se o reator foi reiniciado ou não", destacou Amano.
Este reator era a única fonte de plutônio para o programa militar nuclear da Coreia do Norte, que ainda teria o suficiente para produzir entre quatro e oito bombas.
Pyongyang fechou a instalação nuclear de Yongbyon em 2007 e o reinicio de suas atividades poderia permitir o reabastecimento de seus estoques de plutônio, necessário para a fabricação de armas nucleares.
O regime expulsou os inspetores da AIEA de sua usina nuclear em 2009, e desde então recusa-se a recebê-los novamente.
Em fevereiro, o país realizou seu terceiro teste nuclear subterrâneo, desafiando as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas, e aumentando as tensões e os temores de um possível conflito militar.   COPIADO  http://www.afp.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...