Premier japonês alerta para risco de corrida armamentista na Ásia

  • 22/01/2014 - 20:22

    Premier japonês alerta para risco de corrida armamentista na Ásia

    Davos (Suíça) (AFP)
    O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, alertou nesta quarta-feira, em Davos, que a corrida armamentista na Ásia pode ter consequências catastróficas em todo o mundo, em uma referência implícita às tensões entre Tóquio e Pequim.
    "Temos que limitar a expansão militar na Ásia, que, do contrário, pode ficar fora de controle", disse Abe na reunião anual do Fórum Econômico Mundial, sem citar a China.
    "Se a paz e a estabilidade forem ameaçadas na Ásia, a repercussão em todo o mundo será enorme", acrescentou, advertindo que "o crescimento na Ásia não pode ser desperdiçado" em uma corrida armamentista.
    Esse crescimento deve ser "investido em inovação e em capital humano, o que favorecerá ainda mais o crescimento na região".
    O Japão disputa com a China a soberania de um arquipélago desabitado no Mar da China Oriental, controlado por Tóquio com o nome de Senkaku, e reivindicado pela China, que o chama de Diaoyu.
    A tensão aumentou no final do ano passado, com a decisão unilateral de Pequim de estabelecer uma zona de vigilância aérea sobre uma área do mar da China Oriental que inclui o arquipélago disputado.
          COPIADO  http://www.afp.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...