Zuma promete transformação econômica radical na África do Sul

  • 25/05/2014 - 02:00

    Zuma promete transformação econômica radical na África do Sul



    O presidente reeleito da África do Sul, Jacob Zuma (dir.), ouve o Ministro da Justiça, Mogoeng Mogoeng, durante a cerimônia de posse de seu novo mandato, na Union Buildings, em Pretória, em 24 de maio de 2014
    O presidente sul-africano, Jacob Zuma, anunciou neste sábado, durante a cerimônia de posse de seu segundo mandato, uma transformação socioeconômica "radical" no país, ainda marcado pelas flagrantes desigualdades que persistem desde o fim do Apartheid há 20 anos.
    Durante uma cerimônia em Pretória, com jeito de festa nacional e de show diplomático, com a presença de vários chefes de Estado africanos e cerca de 4.500 convidados, Zuma, de 72 anos, prestou juramento e prometeu respeitar a Constituição instaurada em 1996, após o fim do regime racista do Apartheid.
    "Com a ajuda de Deus", afirmou, repetindo solenemente as palavras do presidente da Corte Constitucional.
    Presidente desde 2009, Zuma foi confirmado no cargo na última quarta-feira, 21 de maio, pelos deputados, depois da vitória de seu partido, o Congresso Nacional Africano, nas eleições legislativas de 7 de maio, com 62,15% dos votos.
    Zuma deve anunciar seu novo governo no domingo.
    "Concluímos com sucesso a primeira fase da nossa transformação. Hoje, é o início da segunda fase da nossa transição do Apartheid para a democracia", afirmou, em seu discurso de posse, transmitido por vários canais de televisão.
    "Essa segunda fase implicará a realização de transformações socioeconômicas radicais", garantiu, sinalizando uma maior intervenção do Estado na economia e medidas de promoção mais radicais em favor da maioria negra.
    copiado  http://www.afp.com/pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...