Igreja Vaticano diz que papa é livre para mascar folhas de coca na Bolívia Veja Também video Papa manda condolências à Tunísia, ao Kuwait e à França após ataques video Papa aceita renúncia de bispo acusado de acobertar padre pedófilo video Papa considera que a separação do casal em alguns casos é necessária Veja Também Papa manda condolências à Tunísia, ao Kuwait e à França após ataques Papa aceita renúncia de bispo acusado de acobertar padre pedófilo Papa considera que a separação do casal em alguns casos é necessária

FOTO: VINCENZO PINTO / AFP

Igreja

Vaticano diz que papa é livre para mascar folhas de coca na Bolívia

Igreja

Vaticano diz que papa é livre para mascar folhas de coca na Bolívia

Ato servirá para combater efeitos da altitude durante sua viagem ao país; no dia 8 de julho, avião papal aterriza no aeroporto de El Alto, que fica mais de 4.000 metros acima do nível do mar


Papa Francisco
Francisco visitou esse país quando ainda era arcebispo de Buenos Aires

O porta-voz do Vaticano, o padre Federico Lombardi, afirmou nesta terça-feira (30) que o papa Francisco "é livre" para mascar folhas de coca para combater os efeitos da altitude durante sua viagem à Bolívia, como anunciou o ministro da Cultura do país andino.
"O papa atuará do modo que considerar oportuno. Me parece que é um costume popular para a altitude. Não me confirmou nem negou se vai se adequar a este uso tão popular e eficaz", declarou Lombardi em um encontro com a imprensa para falar sobre a viagem do pontífice ao Equador, Bolívia e Paraguai de 5 a 13 de julho.
"É como o mate argentino, que normalmente aceita se o oferecem na Praça de São Pedro. É um costume local, como uma água aromática. Vocês sabem que o papa ama compartilhar os costumes locais", disse Lombardi.
Segundo o ministro da Cultura boliviano, Marko Machicao, o papa solicitou "especificamente" mascar coca para combater os efeitos da altitude, quando pousar em 8 de julho no aeroporto de El Alto, que fica mais de 4.000 metros acima do nível do mar.
Lombardi recordou que Francisco visitou esse país quando era arcebispo de Buenos Aires e que se reuniu em outubro de 2014 no Vaticano com o presidente Evo Morales, o primeiro presidente indígena da Bolívia e líder do movimento sindical "cocalero" boliviano, que lutou nas décadas de 80 e 90 contra a erradicação da folha de coca, por considerar o seu uso parte da tradição.
Morales lidera uma campanha internacional a favor da milenar planta, consumida em uma prática ancestral na Bolívia, inclusive em rituais religiosos.
A folha de coca é o principal insumo para a produção de cocaína através de um processo químico. Morales, no entanto, defende que mascar a folha regula a diabetes ou a pressão arterial alta, entre outros benefícios.
 copiado  http://www.otempo.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...