Programa de resgate da Grécia expirará na terça-feira à noite Varoufakis: "rejeição à extensão de programa da Grécia provocará dano permanente na Eurozona"


27/06/2015 - 18:41

Programa de resgate da Grécia expirará na terça-feira à noite

 



O presidente do Eurogrupo e ministro da Economia da Holanda, Jeroen Dijsselbloem, em Bruxelas, no dia 11 de maio de 2015
Os ministros da Economia da zona do euro decidiram não estender o atual programa de resgate da Grécia que expirará, como o previsto, na próxima terça-feira, 30 de junho, dia que vence o pagamento ao FMI que deixa Atenas exposta à moratória, informou o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem.
"O programa de ajuda expirará na terça-feira à noite", disse Dijsselbloem em coletiva de imprensa depois de uma reunião de ministros de mais de três horas, a quinta organizada pela Grécia em menos de dez dias.
Segundo um documento vazado para a imprensa na sexta-feira, as instituições credoras de Atenas - UE e FMI- propuseram estender seu programa de resgate por cinco meses, disponibilizando empréstimos escalonados até chegar a pelo menos 12 bilhões de euros, em troca de reformas e ajustes fiscais.
"Infelizmente, apesar dos esforços em todos os níveis e do apoio pleno e total do Eurogrupo, essa proposta foi rejeitada pelas autoridades gregas que romperam as negociações unilateralmente na sexta-feira à noite", afirma o comunicado do Eurogrupo que não foi referendado pelo ministro grego.
A Grécia pediu um mês de extensão, mas seus sócios negaram, alegando que "o governo grego não está pronto para aceitar as propostas feitas". "Há um problema de credibilidade", disse Dijsselbloem.
Dijsselbloem acrescentou que os ministros da zona do euro se reunirão imediatamente, sem o ministro grego, a fim de avaliar as "consequências" e "preparar o que for necessário para garantir a estabilidade da zona do euro".




O ministro grego das Finanças, Yanis Varoufakis, em Bruxelas, no dia 24 de junho de 2015
O ministro da Economia grego, Yanis Varoufakis, disse neste sábado que a rejeição pelo Eurogrupo ao pedido de Atenas de estender o programa de resgate da Grécia provocará "um dano permanente à Eurozona".
"A rejeição à extensão certamente prejudicará a credibilidade do Eurogrupo como união democrática. Temo que o dano seja permanente", disse em coletiva de imprensa após a negativa da zona do euro e enquanto seus 18 colegas da união monetária iniciavam uma reunião para analisar "as consequências" da decisão.

   copiado  http://www.afp.com/pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...