Erdogan convoca turcos da Europa a responder aos 'netos do nazismo'


AFP / ADEM ALTANO presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, em Ancara, em 2 de abril de 2017
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, convocou nesta segunda-feira seus compatriotas residentes na Europa a dar "uma resposta aos netos do nazismo" votando "sim" no referendo sobre o aumento de seus poderes.
Durante um discurso em Rize, no norte do país, o chefe de Estado elogiou a mobilização dos turcos na Europa, que já começaram a votar para o referendo previsto para 16 de abril na Turquia e cuja participação é, segundo ele, superior à registrada em eleições anteriores.
"Sejam mais numerosos e digam 'sim' nas urnas", declarou Erdogan. "Deem a resposta necessária aos que fazem pressão utilizando métodos fascistas, aos netos do nazismo", sentenciou.
Estas declarações coincidem com uma situação tensa nas relações entre Turquia e União Europeia (UE) após a proibição de comícios pró-Erdogan em vários países europeus, como Alemanha e Holanda.
Erdogan classificou estas decisões de "práticas nazistas" em várias ocasiões e denunciou um "espírito de fascismo descontrolado" na Europa.
"Não permitiremos que três, cinco fascistas europeus firam a honra deste país", exclamou Erdogan em seu discurso.
No referendo, os turcos devem se expressar a favor ou contra uma reforma constitucional destinada a reforçar consideravelmente os poderes presidenciais, com a supressão do posto de primeiro-ministro, entre outras medidas.4

copiado https://www.afp.com/pt/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...