Trump adia por seis meses decisão de tarifar automóveis
AFP / MANDEL NGANDonald Trump
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai adiar por até seis meses sua decisão de tarifar automóveis, uma política que pode afetar particularmente União Europeia (UE) e Japão - anunciou a Casa Branca nesta sexta-feira (17).
"O processo de negociação será comandado pelo representante comercial dos Estados Unidos (USTR), Robert Lighthizer, e, se não se alcançar um acordo em 180 dias, o presidente determinará se é necessário adotar ações adicionais", afirmou a Casa Branca em um comunicado à imprensa.
Trump tinha até sábado para anunciar se decidiria avançar com sua ameaça de fixar tarifas de 25% sobre carros importados, um cenário que preocupa seus parceiros de negócios.
Para o presidente americano, a questão do déficit comercial representa um problema de segurança nacional.
"A superioridade militar e de defesa dos Estados Unidos depende da competitividade de sua indústria automotiva e da pesquisa e desenvolvimento que essa indústria gera", acrescentou a nota.
Estabelecer novas tarifas poderia prejudicar as já deterioradas relações comerciais de Washington com seus parceiros mais importantes, sobrecarregados com a decisão do ano passado de impor tarifas sobre o aço e o alumínio.
copiado https://www.afp.com/pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário