EUA atribui ao Afeganistão estatuto de aliado preferencial

ora da Nato

EUA atribui ao Afeganistão estatuto de aliado preferencial

por Lusa, publicado por Ricardo Simões FerreiraHoje
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, concedeu ao Afeganistão o estatuto de Estado aliado preferencial fora da NATO, o que permitirá reforçar as relações militares bilaterais, anunciou hoje a Casa Branca.
Apenas um número limitado de países contam com este estatuto especial, designadamente Israel, Egito, Austrália, Japão, Coreia do Sul, Jordânia, Argentina, Nova Zelândia, Bahrein, Filipinas, Tailândia, Kuwait, Marrocos e Paquistão, e esta é a primeira designação concedida pelo Governo de Barack Obama.
Numa visita surpresa a Cabul, em maio, o presidente Obama ratificou com o homólogo afegão, Hamid Karzai, o acordo que marcará a cooperação estratégica entre os dois países após a retirada das forças internacionais do Afeganistão, prevista para 2014.
Este estatuto de Estado aliado preferencial fora da NATO oferece uma série de privilégios, como a participação em projetos conjuntos de investigação tecnológica e desenvolvimento de programas, treino e possibilidade de receber excedentes de material de defesa.
O anúncio surge pouco depois de a Secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, ter aterrado em Cabul para uma visita surpresa, durante a qual se reunirá com o presidente afegão antes de partir para a conferência de doadores do Afeganistão, que terá lugar no domingo em Tóquio.
Clinton informou em Cabul os diplomatas da embaixada norte-americana da decisão da Casa Branca que prevê uma cooperação bilateral em matéria de segurança e defesa a longo prazo e um anúncio oficial será hoje feito com Karzai.COPIADO : http://www.dn.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...