Snowden prefere depor ante Congresso americano, segundo deputado alemão

01/11/2013 - 16:43


Berlim (AFP)
Edward Snowden, o ex-consultor da inteligência americana refugiado na Rússia, prefere testemunhar ante o Congresso americano, declarou nesta sexta-feira um deputado alemão que o encontrou na quinta-feira.
"Ele disse que preferia testemunhar ante o Congresso americano" do que aos deputados alemães sobre as revelações de espionagem dos Estados Unidos, indicou Hans-Christian Ströbele, deputado ecologista que se reuniu com Snowden por três horas em Moscou.
Edward Snowden "não se apresentou a mim como um anti-americano ou um inimigo da América, pelo contrário", afirmou.
Ele prefere depor ante uma comissão do Congresso americano para "colocar os fatos sobre a mesa e dar explicações", acrescentou o político.
Snowden também garantiu estar pronto para testemunhar no Parlamento alemão, segundo Ströbele.
Já o advogado russo de Snowden, Anatoli Kucherena, declarou que seu cliente não poderá ir a Alemanha sob o risco de perder seu estatuto de refugiado, mas pode testemunhar sem deixar a Rússia.
"Dentro dos acordos internacionais, Snowden pode dar testemunho na Rússia, mas são as autoridades alemães que devem decidir", declarou o advogado à rádio Eco de Moscou.
Em uma entrevista ao jornal alemão Süddeutsche Zeitung a ser publicada sábado, Snowden declarou que não lamenta as revelações, mas revelou que o que mais custava a ele era "não poder manter contato regular com a sua família e amigos".
Questionado sobre o por que de não comentar o conteúdo dos documentos vazados da Agência de Segurança Nacional (NSA) americana, ele respondeu que "cabe aos jornalistas e especialistas fazer seus próprios julgamentos".
Ele rejeitou as acusações segundo as quais tinha a intenção de prejudicar o governo americano. "O que ajuda a opinião pública nos Estados Unidos e em outros países também ajuda o governo dos Estados Unidos", declarou.Copiado   http://www.afp.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...