Anexação da Crimeia Schäuble garante que não comparou Putin a Hitler


Anexação da Crimeia
Wolfgang Schäuble

Schäuble garante que não comparou Putin a Hitler


O ministro alemão das Finanças, Wolfgag Schäuble, desmentiu esta quinta-feira ter comparado a anexação da Crimeia pela Rússia à dos Sudetos por Adolf Hitler, numa polémica que já provocou forte reação...

por AFP, traduzido e adaptado por Ricardo Simões Ferreira
Wolfgang Schäuble
Wolfgang Schäuble Fotografia © REUTERS/Benoit Tessier
O ministro alemão das Finanças, Wolfgag Schäuble, desmentiu esta quinta-feira ter comparado a anexação da Crimeia pela Rússia à dos Sudetos por Adolf Hitler, numa polémica que já provocou forte reação de Moscovo.
"Não sou suficientemente estúpido para comparar Hitler a seja lá quem for. Outros podem fazê-lo, mas a política alemã não o faz", declarou o ministro durante uma entrevista na televisão pública alemã.
Segunda-feira, Schäuble afirmou, segundo os media alemães, relativamente à questão ucraniana e perante 50 alunos berlinenses: "Hitler já antes usou tais meios com os Sudetos".
O ministro não nega ter dito tal frase, mas garantiu na televisão que "antes tinha afirmado 'não fazemos uma comparação'". E criticou o tratamento jornalístico "pouco sério" que, segundo ele, "retirou a frase de contexto".
O caso continua a provocar ondas de choque diplomáticas entre o Governo de Vladimir Putin e o da chanceler Merkel, tendo ontem o embaixador da Alemanha em Moscovo sido chamado ao ministério dos Negócios Estrangeiros.
"Julgamos provocatórias as comparações pseudo-históricas do ministro alemão", declarou o ministério russo dos Negócios Estrangeiros em comunicado após a reunião. "As analogias que [Schäuble] faz são manipulações grosseiras dos acontecimentos e dos factos históricos", lê-se no referido texto, onde se acrescenta que o ministro deve "prestar contas" aos alemães a propósito do que disse.
 Adolf Hitler, em nome do pangermanismo, invadiu e anexou em 1938 os Sudetos, região oeste da República Checa, afirmando estar a "libertar" os alemães que ali viviam região do regime opressivo da Checoslováquia
    COPIADO http://www.dn.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...