Pró-russos proclamam república soberana de Donetsk Ucrânia Confrontos entre deputados no Parlamento de Kiev



Ucrânia

Confrontos entre deputados no Parlamento de Kiev

por Patrícia Viegas, com 'Guardian', 'BBC' e Reuter
Confrontos entre deputados no Parlamento de Kiev

Fotografia © Reuters

Um aceso debate sobre a atual situação em várias cidades da Ucrânia, nomeadamente aquelas onde, nos últimos dias, grupos pró-russos tomaram o controlo de edifícios do governo local, acabou hoje em confrontos...
  • Crise na Crimeia impede Rússia de crescer mais de 1,3% este ano
  • NATO apela à Rússia para não agravar situação no leste
  • Uso da força pode resultar em guerra civil na Ucrânia
  • Separatistas serão julgados como "terroristas e criminosos"
  • Presidente da Transdniestria quer independência reconhecida
  • Pró-russos proclamam república soberana de Donetsk
    Ucrânia

    Pró-russos proclamam república soberana de Donetsk

    por AFP, traduzido Patrícia Viegas
    Manifestantes pró-russos e seus apoiantes sentados junto à barricada que ergueram em frente ao edifício do governo regional em Donetsk
    Manifestantes pró-russos e seus apoiantes sentados junto à barricada que ergueram em frente ao edifício do governo regional em Donetsk Fotografia © Reuters

    Os manifestantes que desde domingo ocupam o edifício da administração local em Donetsk, no leste da Ucrânia, proclamaram hoje uma "república soberana", indicaram os seus representantes aos jornalistas no terreno, noticiou a AFP.

    Os jornalistas não foram, porém, autorizados a entrar no edifício, mas o representante anunciou-lhes a notícia junto à porta.
    Segundo a agência Interfax, os manifestantes decidiram organizar um referendo sobre a sua soberania regional a 11 de maio. E o site de informação local Ostrov afirmava que eles tinham decidido pedir para se juntar à Federação da Rússia.
    Ainda segundo a AFP, um vídeo colocado na internet - e apresentado como sendo de uma assembleia realizada pelos manifestantes - mostra um homem a dizer: "Proclamo a criação do Estado soberano da república popular de Donetsk".
    Esse homem, refere a mesma agência, é o mesmo que apareceu nos vídeos que foram colocados na internet no domingo, assumindo-se como um dos líderes dos manifestantes que tomaram o controlo da administração regional de Donetsk.
    Várias dezenas de manifestantes pró-russos concentraram-se junto ao edifício em causa para aplaudir a auto-proclamação, mas parecem não controlar outras partes da cidade, refere ainda a AFP.

    O Governo ucraniano enviou entretanto, durante a noite, a Donetsk, o vice-primeiro-ministro, que é responsável pelas questões de segurança.
    No domingo, manifestantes pró-russos tomaram igualmente o controlo do edifício da administração local de Kharkhiv, também no leste da Ucrânia. No entanto, após negociações, os manifestantes saíram do local e este voltou a estar esta manhã de novo sob controlo do Governo ucraniano, disse o ministro do Interior, Arsen Avakov, que se deslocou ao local.

Um aceso debate sobre a atual situação em várias cidades da Ucrânia, nomeadamente aquelas onde, nos últimos dias, grupos pró-russos tomaram o controlo de edifícios do governo local, acabou hoje em confrontos entre deputados comunistas e deputados do partido de extrema-direita Svoboda.

O deputado comunista Petro Symonenko acusou os nacionalistas de estarem a fazer o jogo da Rússia ao usarem tácticas extremistas durante a crise na Ucrânia. Dois deputados do Svoboda não gostaram do que ouviram e dirigiram-se a ele na altura em que discursava. O seus apoiantes foram em seu auxílio para o defender e o episódio degenerou em confrontos com deputados de outros partidos, que começaram a agredir-se, relataram os sites de meios de comunicação internacionais, tais como o do 'Guardian' e da 'BBC'. Imagens fotográficas foram divulgadas pela agência Reuters.
Os confrontos no Parlamento de Kiev surgiram depois de as novas autoridades da Ucrânia terem anunciado que vão lançar uma operação "antiterrorista" contra os pró-russos que ocuparam os edifícios governamentais em várias cidades do Leste da Ucrânia.
COPIADO  http://www.dn.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...