Bope encontra explosivos escondidos no Túnel Zuzu Angel

Bope encontra explosivos escondidos no Túnel Zuzu Angel

POR JOÃO PAULO GONDIM
Rio - Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) encontraram, nesta sexta-feira, três explosivos escondidos na parte superior do Túnel Zuzu Angel, importante ligação entre Gávea e São Conrado. A via está localizada perto da Favela da Rocinha. Nesta manhã, homens do Bope ainda encontraram um fuzil AK-47 na comunidade.
Nesta quinta, agentes do Bope apreenderam uma pensa hidráulica para compactar grandes quantidades de maconha numa área chamada Cesária, na mata da Rocinha. O aparelho mede cerca de dois metros e pesa aproximadamente 500 quilos e foi içada por um helicóptero da Polícia Civil na Praia do Pepino, em São Conrado, por volta das 18h.
Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
Helicóptero do Bope teve que retirar a prensa encontrada no alto do morro | Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
Além da prensa, os policiais ainda encontraram sete granadas, munição, fardas do exército, coletes à prova de bala e material para embalar drogas. Tudo que foi apreendido segue para a 23ª DP (Méier). 
Nesta quinta-feira, viaturas do Bope percorreram a favela em busca de traficantes, armas e drogas. A rotina dos moradores da Rocinha após a ocupação permaneceu inalterada. O comércio está aberto e as pessoas deixam suas residências para trabalhar.
Armas escondidas eram monitoradas
A tecnologia era um dos grandes aliados do bando do traficante Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, na Favela da Rocinha, em São Conrado, para proteger seu arsenal. A quadrilha que comandava a venda de drogas utilizava aparelho eletrônico com sistema via satélite para localizar e monitorar as armas enterradas na mata ou até em ruas.
O aparelho, encontrado pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope) na Rua 3, terça-feira, revela a preocupação do bando em achar rapidamente as armas escondidas e com os possíveis desvios por rivais ou traidores do grupo.
Trata-se de rastreador via GPS portátil, que funciona através de um chip de telefone celular e pode ser comprado pela Internet por valores entre R$ 400 a R$ 800. É do tipo usado para localizar automóveis. Ao ser movimentado, o rastreador emite mensagem de texto para central de monitoramento que retransmite a informação para outro celular, informado pelo comprador da tecnologia, no caso da Rocinha, um traficante. Também indica onde está o objeto procurado.
A mensagem segue com o endereço de página na Internet, através da qual o bandido com um login e uma senha podia acessar a localização exata do armamento. A polícia não sabe há quanto tempo o tráfico usava o equipamento, mas afirma o uso de GPS para localizar armamento escondido é novidade.
“Nunca tinha visto o tráfico usar este tipo de equipamento. Mas qualquer um poderia utilizá-lo”, comentou o subcomandante do Bope, major André Batista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...