17.11.11 às 13h06
Estudo revela que alunos prestam pouca atenção às aulas
O primeiro critério da audiência, chamado de “oportunidade de ensinar”, relaciona se havia aula e quanto tempo de aula foi dado. No grupo 1, de alta audiência, esse critério atingiu 83% das aulas – ou seja, 17% do tempo foi desperdiçado. No grupo 2, com média audiência, 71% do tempo de aula foi aproveitado, e no grupo 3 (baixa audiência), apenas pouco mais da metade das horas de aulas foram dadas 58%.
O tempo que sobra, retirado o desperdício de “oportunidade de ensinar” e de “oportunidade de aprender”, é chamado de audiência. Os grupos de escolas atingiram 55% (grupo 1, maior audiência), 43% (grupo 2) e 32% (grupo 3).
Ana Lima, diretora executiva do Ibope, disse que foi necessário dividir as escolas em três grupos, porque a média não seria significativa. “Não adianta colocar a cabeça no forno, o pé na geladeira e dizer que a temperatura do corpo está média. Da mesma forma, não existe uma escola púbica brasileira, existem escolas e escolas.”
As 18 escolas escolhidas são públicas e participam do programa jovens do futuro, com apoio do Instituto Unibanco. Ao todo foram observadas 8.689 aulas.
Do desperdício de oportunidade de ensinar, o principal fator, são as faltas do professores. No grupo 1, professores faltaram em 5% das aulas. No grupo 2, as faltas sobem para 12% e no 3, atingem 19%.
Já a questão da oportunidade de aprender, se dá pela ausência dos alunos. No grupo 1, as turmas tinham média de 38,6 matriculados e 25,7 presentes. No 2, eram 40,5 matriculados e 24,8 presentes. E no 3, a média era de 40,9 matriculados e 22,5 presentes.
A metodologia do estudo será disponibilizada para as escolas, para que as instituições possam medir sua própria audiência.
Com informações do Ig
COPIADO : http://odia.ig.com.br/
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