Ministério Público Federal abre inquérito sobre acidente da Chevron em Campos


Ministério Público Federal abre inquérito sobre acidente da Chevron em Campos

Jornal do BrasilJorge Lourenço

O Ministério Público Federal (MPF) vai instaurar, nesta sexta-feira (18/11), um inquérito civil público para apurar o vazamento de petróleo no Campo Frade, explorado pela Chevron, na Bacia de Campos. Em geral, a medida é o primeiro passo do órgão para colher evidências e dar entrada em uma ação civil pública. A iniciativa partiu da Procuradoria da República no município de Campos.
Cortina de fumaça
O vazamento no Campo Frade segue envolto de perguntas. A Chevron divulgou, inicialmente, que vazaram 650 barris de petróleo no oceano. Na última quinta-feira, a empresa reduziu o número para 60. Citando outras fontes, a Agência Brasil chegou a divulgar que foram derramados 2,3 mil barris. A mancha de óleo já ocuparia mais de 163 km². 
Funcionário limpa a tinta deixada por manifestantes do Greenpeace, na sede da Chevron no Brasil
Funcionário limpa a tinta deixada por manifestantes do Greenpeace, na sede da Chevron no Brasil
Polícia Federal
Na última quinta-feira (17/11), a Polícia Federal informou que vai apurar o vazamento na Bacia de Campos e deve indiciar os representantes da Chevron no Brasil. Se condenados, eles podem pegar de um a cinco anos de prisão pela poluição. Nesta sexta-feira, ativistas do Greenpeace protestaram contra a atuação da multinacional no país.
Tags: acidente, bacia de campos, Campos, chevron, exploração, federal, inquérito, ministério público, MPF, Petróleo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...