Gorbachov propõe referendo sobre sistema político

Rússia/Eleições

Gorbachov propõe referendo sobre sistema político

por LusaHoje
"O referendo, ao lado das eleições livres, é a expressão direta suprema do poder do povo", sublinha Gorbachov
"O referendo, ao lado das eleições livres, é a expressão direta suprema do poder do povo", sublinha Gorbachov Fotografia © Reuters Photographer / Reuters
Mikhail Gorbachov, antigo Presidente da União Soviética, propôs hoje a realização de um referendo sobre a revisão da Constituição da Rússia.
"No referendo pode-se colocar uma só pergunta: "Apoia a reforma política e constitucional que liquide a autocracia e garanta o poder do povo?", escreve Gorbachov, num artigo publicado no jornal Novaya Gazeta.
"O referendo é a via real para isso. Eis o que reza a lei do referendo: "O referendo, ao lado das eleições livres, é a expressão direta suprema do poder do povo", sublinha.
O iniciador do processo de democratização soviético considera que chegou a hora da formação de um forte partido democrático na Rússia.
"Prevejo a formação, na Rússia, de um partido democrático novo, forte, capaz de chamar a si a iniciativa de reforma da Constituição, que é ditada pela própria vida", defende Gorbachov.
Depois de analisar o aumento de protestos na sociedade russa após as eleições parlamentares de 04 de dezembro, o antigo dirigente soviético afirma: "A sociedade despertou. Ela pretende os seus direitos. Se, inicialmente, o poder esperava deixar passar a onda de protestos, agora é evidente que isso não é possível. Teve de reagir"
"O referendo, ao lado das eleições livres, é a expressão direta suprema do poder do povo", sublinha Gorbachov Fotografia © Reuters Photographer / Reuters
"Talvez tivesse sido tentado a recorrer à força, tal como antes, mas a razão imperou. Preferiram manobrar, reconhecendo nas ações de protesto massivas um testemunho de maturidade social da sociedade. Mas o poder recusa aceitar as exigências simples e claras dos participantes nos protestos: anulação das eleições falsificadas e convocação de novas", continua.
"Não se trata apenas da indignação dos cidadãos face à falsificação dos resultados. Nota-se algo mais importante: o descontentamento da parte mais culta da população citadina face ao poder existente, às formas, métodos e meios que ele utiliza", precisa Gorbachov.
"As pessoas não querem apenas a substituição de pessoas concretas que são culpadas das fraudes, mas também mudanças do sistema político", conclui.
Este artigo de Mikhail Gorbachov é publicado a pouco mais de um mês das eleições presidenciais, nas quais o atual primeiro-ministro, Vladimir Putin, pode não vencer à primeira volta.
COPIADO : www.dn.pt/inicio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...