Nova York investiga ataques incendiários a centros religiosos

 

O centro islâmico atacado em Nova York Foto: Reuters

Em Los Angeles, mais de 50 carros são queimados, e polícia apura elo com imigração

Publicado:
Atualizado:
LOS ANGELES e NOVA YORK - Uma série de incêndios criminosos coloca nesta segunda-feira em alerta duas das principais cidades americanas. Em Los Angeles, onde mais de 50 carros foram queimados - 12 só na última noite -, a suspeita é de que a questão migratória esteja por trás dos ataques. Enquanto em Nova York, que teve uma mesquita e um centro de culto hindu incendiados, as autoridades colocam a intolerância religiosa como a provável motivação.
O governador de Nova York, Andrew Cuomo, pediu que agentes de segurança auxiliassem na investigação da prefeitura de Nova York, dizendo que os ataques "vão contra tudo o que nova-iorquinos e americanos defendem".
Os ataques incendiários aconteceram em um período de duas horas na noite de domingo no bairro do Queens, disse a polícia. A primeira bomba atingiu uma loja de conveniência, provocando danos, e a segunda, uma residência. Moradores da casa escaparam sem ferimentos, mas o incêndio provocou danos extensos, disse a polícia.
O terceiro alvo foi a Fundação Imã al-Khoei, uma organização xiita que fornece educação, serviços fúnebres, aconselhamento e também ajuda a organizar peregrinações islâmicas para a Arábia Saudita, segundo seu site.
O quarto ataque foi contra uma casa onde são realizados cultos hindus.
Entre 75 e 80 fiéis estavam dentro da mesquita e alguns tentaram conter um pequeno incêndio até a chegada dos bombeiros, disse o imã Maan Alsahlani.
Alemão é detido em Los Angeles
A polícia de Los Angeles prendeu nas últimas horas um homem nascido na Alemanha possivelmente ligado aos ataques na cidade. Ele estaria em disputa com o serviço de imigração americano por conta de um status de um parente.
O comandante da polícia, Andrew Smith, diz ainda não saber se as ações estão sendo provocadas por apenas uma pessoa ou se existe mais de um incendiário. Segundo ele, a polícia tem a descrição de vários suspeitos e de carros que podem ter sido usados nos ataques.
A polícia de Los Angeles está pedindo aos moradores que deixem acesas durante a noite as luzes de varandas e garagens e que se certifiquem que os carros estão fechados. O barulho de helicópteros e sirenes de polícia e de bombeiros alerta para cada novo caso.
Como muitas garagens ficam embaixo dos apartamentos, o fogo tem destruído mais que os automóveis. Com medo de ser alvo de um ataque e acabar tendo suas casas afetadas pelo fogo, as pessoas têm estacionado na rua, mas longe de casa. Alguns chegam a dizer que a atitude é uma tentativa de ter o veículo queimado e conseguir o dinheiro do seguro.
COPIADO : oglobo.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...