Presidente sul-coreano diz que ‘nova era’ começa entre Coreias

Presidente sul-coreano diz que ‘nova era’ começa entre Coreias

Lee Myung-bak também se mostrou disposto a debater o programa nuclear do vizinho

com agências internacionais
Publicado:
Atualizado:
Sul coreanos assistem ao pronunciamento de Ano Novo do presidente Lee Myung-Bak Foto: AFP
Sul coreanos assistem ao pronunciamento de Ano Novo do presidente Lee Myung-Bak AFP
SEUL - O presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-bak acenou nesta segunda-feira para um diálogo sobre a questão nuclear com a Coreia do Norte, iniciando uma “nova era” com o novo governo e alertou para que o vizinho evite provocações
- A situação na península da Coreia está agora entrando em um ponto de mudança. Mas deve haver uma nova oportunidade de mudanças e incertezas. Se a Coreia do Norte der um passo a frente com uma atitude sincera, será possível para nós trabalharmos juntos para iniciar uma nova era - disse o sul coreano em um pronunciamento na TV.
Entretanto, o presidente avisou que a Coreia do Sul vai responder severamente a qualquer provocação do Norte. Em 2010, 50 sul coreanos morreram em ataques atribuídos ao Norte, embora as duas Coreias tenham realizado encontros para discussões preliminares sobre a questão nuclear.
A Coreia do Norte, que testou dois aparatos atômicos desde 2006, já disse que quer retomar as negociações sobre seu programa de armas nucleares em troca de ajuda para o país, que enfrenta um grave problema de fome. Washington e Seul, entretanto, querem que Pyongyang mostre primeiro avanços em seu programa de desarmamento.
Myung-bak afirmou que, se a Coreia do Norte interromper as suas atividades nucleares, as negociações podem ser retomadas.
- Nós estamos prontos para resolver preocupações de segurança na península da Coreia e oferecer assistência para reviver a economia do Norte através de acordos com as seis nações - disse, em referência aos termos que devem ser concordados pelas duas Coreias, Estados Unidos, China, Rússia e Japão.
Após a morte de Kim Jong-il, a Coreia do Norte se mostrou dura em relação ao Sul e afirmou que não vai amolecer sua posição frente ao vizinho. A Comissão de Defesa Nacional do país alertou que o país nunca vai fazer um acordo com Myung-bak, que é alvo de críticas desde que tomou o poder, em 2008.
No domingo, a mensagem de Ano Novo da Coreia do Norte não citou as ambições nucleares do país nem as tradicionais críticas aos Estados Unidos. Entretanto, convocou os cidadãos a se tornarem “escudos humanos na defesa até a morte” do novo líder Kim Jong-un.
COPIADO : oglobo.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...