Morreu o homem na origem dos motins de Los Angeles

Rodney King

Morreu o homem na origem dos motins de Los Angeles

Ontem
Morreu o homem na origem dos motins de Los Angeles
Fotografia © Reuters/Shannon Stapleton
Em 1991, Rodney King foi espancado por quatro polícias e o ato filmado. No ano seguinte, os agentes foram ilibados, desencadeando os motins raciais que terminaram na morte de 50 pessoas. King, de 47 anos, foi encontrado morto na piscina.
Segundo as autoridades, King foi encontrado "inconsciente" no fundo da piscina e declarado morto ao chegar ao hospital, às 6.11 da manhã (14.11 em Lisboa). Não parecem existir sinais de violência e não havia qualquer ferimento no seu corpo.
King tinha 25 anos e estava em liberdade condicional por roubo quando se envolveu numa perseguição com a polícia, depois de ter estado em casa de um amigo a beber. Mas não conseguiu fugir e quando os quatro agentes o apanharam, espancaram-no quase até à morte. Tudo foi filmado por um vídeo amador, que entregou as imagens a uma televisão.
Os polícias foram acusados de violência, mas depois de um julgamento de três meses, foram ilibados. A decisão desencadeou os motins, que além das vítimas mortais, terminaram com prejuízos de mil milhões de dólares.
Ao terceiro dia dos motins, King quebrou o silêncio e apelou à calma. Os polícias voltaram a ser julgados quase um ano depois, tendo dois deles sido condenados a 30 meses na prisão. copiado : http://www.dn.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...