Doadores prometem 16 mil milhões até 2015

Afeganistão

Doadores prometem 16 mil milhões até 2015

por Agência Lusa, publicado por Susana SalvadorHoje
Os doadores internacionais do Afeganistão vão dar mais de 16 mil milhões de dólares ao país até 2015 e manter, até 2017, uma ajuda semelhante à da última década, segundo a declaração final da conferência de Tóquio.
"A comunidade internacional comprometeu-se a assegurar mais de 16 mil milhões de dólares até 2015 e continuar a dar o seu apoio até 2017, a um nível igual ou próximo das ajudas da década passada", lê-se na declaração.
O governo afegão, pelo seu lado, comprometeu-se a fortalecer a boa governação, os direitos humanos e o Estado de Direito e a melhorar a luta contra a corrupção e a gestão financeira.
Entre esses compromissos está a organização de eleições livres e democráticas em 2014.
"O governo afegão vai cumprir estes compromissos. Não falamos do que aconteceu até agora, mas do que se vai passar no futuro", afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros afegão, Zalmai Rassul, numa conferência de imprensa.
A conferência de Tóquio decidiu igualmente criar um mecanismo de avaliação do cumprimento dos compromissos assumidos por Cabul e realizar reuniões ministeriais a cada dois anos.

A ajuda prometida pelos 80 países e organizações presentes em Tóquio vai ao encontro do apelo feito pelo governo afegão, que tinha pedido 4 mil milhões de dólares anuais de ajuda civil para os próximos quatro anos.
Ela junta-se aos 4,1 mil milhões de dólares de ajuda para despesas militares decidida em maio, na Cimeira de Chicago, para os quatro anos seguintes à saída das forças da NATO no país, no final de 2014.
 COPIADO : http://www.dn.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...