Propaganda política e poluição sonora

País - Sociedade Aberta

Propaganda política e poluição sonora   

Jornal do BrasilLuiz Carlos Amorim* 
O abuso do barulho, do som muito alto é comum demais, em quase todos os lugares, como se não houvesse parâmetros ou leis que regulassem isso. Quem não tem um vizinho que coloca o som a todo volume a qualquer hora do dia – e às vezes, de noite, também? Quem não sofre com os carros equipados com pesadíssimos equipamentos de som ligados a todo vapor – e com o capô aberto na direção da casa da gente, como acontece comigo, aqui na minha redondeza?
Isso é falta de respeito para com o próximo, é descumprimento de lei que proíbe o excesso, é falta de civilidade, de educação, de bom-senso, de inteligência. É não saber conviver em sociedade. Nesta época de eleição, o som de carros que fazem propaganda eleitoral parece tornar legal esse desrespeito. Alto-falantes com músicas de mau gosto ou locutores falando numa altura de decibéis intolerável,tentando vender candidatos com mentiras e promessas que, sabemos, nunca vão ser cumpridas, são comuns.
Será que esses candidatos pensam que o barulho insuportável, que incomoda todo mundo, vai lhes angariar votos? Quem gosta desse barulho são apenas as pessoas que prestam esse tipo de “serviço”. É comum as pessoas terem o trabalho de anotar o número ou nome dos candidatos que fazem arrazoados barulhentos, para não votar neles. E não o contrário. E é o que devemos fazer, para desencorajar candidatos pouco inteligentes mas metidos a espertos, de fazerem este tipo de propaganda, pois é um tiro na culatra para eles. Vão gastar dinheiro com os tais “carros de som” que os farão, na verdade, perder votos, porque ninguém acha simpático o fato de ser incomodado com barulho da pior qualidade.
Então, senhores candidatos, não se iludam: na verdade vocês perdem votos com o barulho que promovem, contratando os famigerados “carros de som” para berrarem seus nomes e suas promessas, para cantarem seus jingles horrorosos. Usem o dinheiro que pagam por esse serviço de outra maneira: coloquem propaganda nos jornais, por exemplo. Polui o jornal, mas é muito mais silencioso, muito mais limpo, mais civilizado.
* Luiz Carlos Amorim é escritor – luizcarlosamorim.blogspot.com 
Tags: aberta, Carlos, coluna, luiz, Sociedade COPIADO www.jb.com.br

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