VENEZUELA Chanceler espanhol descarta que UE fará reconhecimento unânime de Guaidó EUA pediram que bloco reconheça oposicionista como presidente da Venezuela




Apoio a Juan Guaidó cresce no exterior, mas Nicolás Maduro segue forte internamente

Chanceler espanhol descarta que UE fará reconhecimento unânime de Guaidó

EUA pediram que bloco reconheça oposicionista como presidente da Venezuela





O chanceler da Espanha, Josep Borrell, descartou neste sábado (16) que a União Europeia (UE) reconheça o líder oposicionista Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela. Os chanceleres do bloco se reunirão nesta segunda-feira (18).
Horas antes, o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, pediu à UE que reconheça Juan Guaidó como o "único" presidente legítimo da Venezuela, em um momento em que vários países europeus bloqueiam uma posição comum do bloco. 
O líder oposicionista Juan Guaidó, reconhecido por quase 50 países como presidente interino da Venezuela, em Caracas - (Federico Parra/AFP)



"Todos devemos apoiar o povo venezuelano até que restabeleçam a liberdade e a democracia", disse Pence em discurso durante a Conferência de Segurança de Munique.
Segundo Borrell, não há consenso entre os países europeus. "Não acredito na possibilidade de que na segunda-feira os países que ainda não o reconheceram irão fazê-lo", afirmou o chanceler a jornalistas.
 "A UE em bloco não quer dizer nada (...) A UE não tem o poder de reconhecer, nem de deixar de reconhecer ninguém", disse o chanceler espanhol. 
"Suponho que o vice-presidente Pence se referisse aos Estados-membros", continuou Borrell, cujo país liderou o grupo de nações europeias que reconheceram o líder da Assembleia Nacional venezuelana como "presidente encarregado".
"Os Estados membros podem adotar uma posição comum ou não, e até agora isso não foi possível", disse. 
Itália, com um governo de coalizão, é o principal obstáculo para que seja alcançada uma posição comum de reconhecimento. 
Até o momento, 24 países membros da UE reconheceram Guaidó como presidente interino da Venezuela. 
AFP copiado  https://www1.folha.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...