EUA aumentarão para 25% as tarifas sobre produtos chineses importados

EUA aumentarão para 25% as tarifas sobre produtos chineses importados

AFP / Jim WATSONDonald Trump
Os Estados Unidos aumentarão na sexta-feira as tarifas de 10 para 25% sobre 200 bilhões de dólares em produtos chineses importados, anunciou neste domingo o presidente Donald Trump, lamentando que as negociações comerciais entre os dois países estejam avançando "muito lentamente".
"Durante dez meses, a China pagou 25% das tarifas aos Estados Unidos por 50 bilhões de dólares em produtos tecnológicos e 10% em 200 bilhões de dólares em outras mercadorias", afirmou o presidente dos Estados Unidos no Twitter.
"Os 10% vão até 25% na sexta-feira", acrescentou.
A medida é anunciada enquanto uma grande delegação de autoridades chinesas é esperada em Washington na quarta-feira para negociações comerciais que foram apresentadas como definitivas e capazes de levar a um acordo.
O presidente dos Estados Unidos decidiu no início de dezembro suspender o aumento dessas tarifas devido à retomada das discussões comerciais.
"O acordo comercial com a China está avançando, mas muito lentamente, enquanto eles estão tentando renegociar. Não!", exclamou Trump.
O presidente busca reduzir o déficit comercial colossal dos Estados Unidos com a China, de 378,73 bilhões de dólares em 2018.
Além de uma maior abertura do mercado chinês aos produtos americanos, exige de Pequim mudanças estruturais que ponham fim à transferência forçada de tecnologia americana, ao roubo de propriedade intelectual ou a subsídios a empresas estatais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...