O caso do adolescente negro que foi despido, amordaçado e chicoteado por furtar chocolate em um supermercado na zona sul de SP ganhou repercussão internacional.
De acordo com uma reportagem publicada pelo jornal britânico The Guardian, o registro é chocante até mesmo considerando "os padrões brasileiros de racismo e crueldade".
O caso se torna relevante na perspectiva internacional por expôr duas imagens muito fortes relacionadas ao Brasil no resto do mundo: a violência e o racismo. É comum reportagens na mídia internacional destacarem o quanto negros e pobres costumam ser alvos mais frequentes dos altos índices de violência no país.
Segundo o jornal, "cenas de ladrões –geralmente jovens homens negros e adolescentes– sendo amarrados, torturados e mesmo assassinados são comuns no Brasil".
A publicação deu espaço a vozes que comparam o caso registrado em 2019 com a violência contra escravos no Brasil. "É como uma cena de séculos atrás", diz um dos entrevistados. O jornal explica ainda que a divulgação do vídeo registrando a tortura mostra o quando o racismo está enraizado no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário