Barcas S/A negam demora no atendimento às vítimas do catamarã

28.11.11 às 16h21 > Atualizado em 28.11.11 às 17h40

Barcas S/A negam demora no atendimento às vítimas do catamarã

POR FRANCISCO EDSON ALVES
Rio - O gerente de logística e atendimento ao cliente das Barcas SA, Mário de Goes, disse em coletiva na tarde desta segunda-feira que houve um problema técnico na atracação do catamarã Gávea I e que o motivo ainda esta sendo investigado. A embarcação chocou-se contra um pier desativado pertencente a uma empresa que nao esta operando mais no cais.
>> FOTOGALERIA: Confira imagens do catamarã acidentado e do resgate das vítimas
Ele rebateu informações de passageiros que reclamaram que o socorro as vitimas teria demorado pelo menos uma hora. "Não demorou esse tempo todo, apenas o suficiente para a chegada dos bombeiros", disse Goes, garantindo que havia socorristas na embarcação.
Sobre o atendimento dos próprios passageiros às vítimas, Goes explica que isso acontece porque, nessas ocasiões, há muitos voluntários que se oferecem pra ajudar.

Foto: Leitor Rodrigo Lionel
Bombeiros prestam atendimento às vítimas na Estação da Praça XV, no Centro | Foto: Leitor Rodrigo Lionel
A Capitania dos Portos informou que esta sendo feito uma inspeção na embarcação e que um inquérito para apurar as causas do acidente foi aberto. A Marinha informou que somente vai se pronunciar depois da conclusao do procedimento, que pode demorar até 90 dias.
Quatro horas após o acidente ainda há pessoas sendo socorridas no local.
A assessoria de imprensa da concessionária informou que a condutora do catamarã que se acidentou nesta tarde, a comandante Núbia Gomes, não se feriu na colisão e foi dispensada do trabalho por hoje. A embarcação ficará parada por tempo indeterminado.
Bombeiros confirmam 55 vítimas
O coronel Gabriel Obeid, comandante do grupamento de socorro de emergência do Corpo Bombeiros (GSE) informou por volta das 16h desta segunda-feira que cerca de 55 pessoas foram socorridas em decorrência do acidente com o catamarã, na Praça XV, Centro do Rio.
Segundo ele, não haveria nenhuma em estado grave. "A maioria apresentou luxações, entorces e pequenas fraturas. Todos foram encaminhados a hospitais públicos, particulares e até Upa de Botafogo.
O catamarã Gávea I que saiu da Estação Araribóia às 12h  se chocou com um píer desativado ao lado da estação Praça XV, deixando feridos e muitas pessoas assustadas no começo da tarde desta segunda-feira. Segundo passageiros, foram dois choques com cerca de 40 segundos entre um e outro, e quase uma hora de tensão dentro do barco, esperando pelo resgate. A concessionária informou que 907 pessoas estavam a bordo e que a Capitania dos Portos e os Bombeiros continuam no apoio às vítimas.
Ainda segundo as Barcas S/A, estão sendo apurados os motivos do acidente, se foi um problema técnico ou um erro humano. Segundo o Corpo de Bombeiros, pelo menos 55 pessoas ficaram feridas.

Passageiros relataram que o catamarã, ao invés de diminuir a velocidade ao chegar na estação da Praça XV, teria acelerado e se chocado. "Eu estava sentada e o barco estava quase atracando no Rio quando a mulher começou a gritar no alto-falante 'Cuidado! Cuidado! Abaixa o ferro, abaixa o ferro'. Logo depois teve um impacto e eu fui jogada no chão. Nessa hora uma mulher bateu e cabeça e desmaiou, as pessoas caíram umas em cima das outras, foi horrível", contou a publicitária Thais Cravo, de 23 anos.
"Logo depois houve outro impacto, mas eu já tinha conseguido me segurar. Uma mulher que estava do meu lado não conseguia mexer o braço. Somente 10 ou 15 minutos depois avisaram pela comunicação interna que estava tudo sob controle", explicou a jovem. 
Foto:Reprodução do Twitter
Com o impacto do catamarã, pessoas e cadeiras foram jogadas para frente | Foto: Leitora @paulinhachaves
"Quem estava em pé perto da porta começou a correr na direção contrária e o voz no sistema de comunicação interna gritava 'Reverso! Reverso!'. Foi uma avalanche de gente no chão e sem nenhuma instrução para os passageiros", descreveu o atendente comercial Rodrgio Cardoso da Rocha, 23 anos.
De acordo com a concessionária, "passageiros com escoriações leves e sintomas de ansiedade foram atendidos por oficiais dos bombeiros e da concessionária. Parentes e amigos dos passageiros podem buscar informações no Serviço de Atendimento ao Usuário, na estação Praça XV. Oficiais da Capitania dos Portos estão acompanhando toda a operação, e o transporte segue sem problemas em todas as linhas".
Ainda de acordo com Rodrigo, profissionais de saúde que viajavam no catamarã ajudaram nos primeiros socorros das vítimas, que teriam esperado pelo menos 20 minutos até o resgate chegar. Segundo passageiros, pelo menos três feridos foram retirados de maca por outra embarcação. Ainda não há identificação das vítimas ou para onde foram levadas.
Foto:Reprodução do Twitter
Pelo menos três pessoas ficaram feridas | Foto: Leitor @Rcrocha88
COPIADO : http://odia.ig.com.br/portal/o_dia_24_horas/html/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...