Chinês ateia fogo ao corpo na Praça da Paz Celestial Jornal divulga imagem de incidente ocorrido em outubro e ignorado pela mídia chinesa

Chinês ateia fogo ao corpo na Praça da Paz Celestial

Jornal divulga imagem de incidente ocorrido em outubro e ignorado pela mídia chinesa

O Globo
Publicado:
Atualizado:
Policiais usam extintor de incêndio na Praça da Paz Celestial para apagar fogo após chinês se autoimolar
Policiais usam extintor de incêndio na Praça da Paz Celestial para apagar fogo após chinês se autoimolar Reprodução / Daily Telegraph
RIO - Imagens de um chinês que ateou fogo ao próprio corpo na Praça da Paz Celestial foram divulgadas nesta quarta-feira pelo jornal britânico "Daily Telegraph". De acordo com o diário, a foto foi registrada por um leitor. O episódio aconteceu em 21 de outubro, mas foi ignorado pela mídia chinesa.
Segundo o jornal, seria o primeiro caso de autoimolação no local onde aconteceu o histórico massacre durante protestos por democracia em 1989. As imagens mostram policiais tentando apagar as chamas no corpo do rapaz.
- O homem fez isso na minha frente - lembrou Alan Brown, engenheiro aposentado da Força Aérea britânica, segundo o "Telegraph". - Ele disse alguma coisa rapidamente e um policial próximo começou a se agitar de repente, mas o homem pegou seu isqueiro e se colocou em chamas.
Brown disse ter ficado impressionado com a velocidade com que o homem foi retirado do local. Ele contou ao jornal que o policial chegou a pular para trás, mas depois pegou um extintor de incêndio de sua moto e disparou contra o homem.
Embora a mídia chinesa - altamente controlada pelo governo - não tenha publicado qualquer informação sobre o caso, o departamento de imprensa do Escritório de Segurança Pública de Pequim (PSB) confirmou o incidente.
"Por volta das 11 em 21 de outubro de 2011, (o homem identificado pelo sobrenome) Wang andou até o local perto da ponte Jinshu, e subitamente ateou fogo a suas roupas. O policial no local apagou o fogo em segundos e levou o homem para um hospital", informou o PSB em nota, de acordo com o jornal britânico.
Embora as autoimolações não sejam comuns na China, autoridades do país vem enfrentando uma série de casos no Tibete. Pelo menos 11 monges e monjas já morreram este ano ao atear fogo ao próprio corpo, em protesto contra o controle chinês sobre o território.
Considerado o local politicamente mais sensível da capital chinesa, a Praça da Paz Celestial é altamente policiada. Policiais à paisana monitoram constantemente o local, onde em 1989 cerca de 4 mil pessoas foram mortas. A imagem de um homem solitário em frente a tanques chineses se tornou um marco dos protestos.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/chines-ateia-fogo-ao-corpo-na-praca-da-paz-celestial-3249107#ixzz1duUFb24J
© 1996 - 2011. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...