Dilma defende aproximação com África e espera que países cresçam ‘com seus próprios pés’

Dilma defende aproximação com África e espera que países cresçam ‘com seus próprios pés’

A relação com países africanos foi justificada por razões históricas
Do R7, em Brasília

A presidente Dilma Rousseff defendeu neste sábado (19) uma aproximação ainda maior entre o Brasil e a África, e diz que espera que os países, tanto da África quanto da América Latina cresçam com os seus próprios pés, sem depender de bancos ou organismos internacionais.

- Todos nós da América Latina temos uma longa prática com o Fundo Monetário Internacional e não é uma boa experiência. Pudemos crescer com os nossos próprios pés quando pudemos pagar as nossas contas. Nós levamos 20 anos e espero que os outros países levem muito menos tempo.

O discurso de Dilma Rousseff encerrou o Encontro Iberoamericano de Alto Nível em Comemoração ao Ano Internacional dos Afrodescendentes, que acontece no Palácio Rio Branco, em Salvador (BA). A presidente justificou a relação ‘cada vez mais forte’ com a África por razões históricas e pela formação do povo brasileiro.

- Somos muito mais de 150 milhões de homens e mulheres e o Brasil se orgulha se de ser a segunda maior população negra do mundo, depois da Nigéria. O censo nacional brasileiro oficializou em 2010 aquilo que já era evidente, mas que não constava dos registros. Mais da metade do povo brasileiro declara-se negro, considera-se como negro e que é possível ser negro.

Participaram ainda do evento os presidentes do Uruguai, José Mujica, de Cabo Verde, José Carlos Fonseca e da República da Guiné, Alpha Condé, e o vice-presidente da Colômbia, Angelino Garzón, além de autoridades de outros países. O governador da Bahia, Jaques Wagner, também estava no encontro.

Após o encerramento, a presidente Dilma Rousseff seguiu para a foto oficial e para um almoço para as autoridades no Covento do Carmo. Após o almoço, os convidados vão assistir a um show de Gilberto Gil e de Susana Baca, ministra da cultura do Peru e representante do presidente Ollanta Humala no encontro.

COPIADO : http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...