Bombeiros acreditam em sobreviventes sob os escombros

Desabamento no Rio de Janeiro

Bombeiros acreditam em sobreviventes sob os escombros

por LusaHoje
Bombeiros acreditam em sobreviventes sob os escombros
Fotografia © REUTERS/Ricardo Moraes
Os bombeiros que participam na operação de resgate de vítimas do desabamento de três edifícios, na quarta-feira, no Rio de Janeiro, acreditam que pode haver sobreviventes sob uma grande estrutura entre os escombros. Cerca de 17 mil toneladas de entulho foram já retiradas.
Segundo informações da imprensa brasileira, a expetativa é de que esta seja a área onde estava um grupo de pessoas a assistir a aulas de um curso noturno de informática, no momento da queda dos edifícios.
Mais um corpo foi encontrado esta manhã, elevando para sete o número de mortos. Pelo menos 15 pessoas continuam desaparecidas.
Um dos bombeiros responsáveis informou ainda que as equipas de resgate iniciarão hoje o trabalho na área mais crítica, próxima de outros prédios que tiveram suas estruturas abaladas e onde neste momento há focos de incêndio.
O clima mudou durante a madrugada na cidade e há o receio de que a chuva possa prejudicar as buscas.
O acidente, ocorrido na quarta-feira à noite, foi provocado pela queda do edifício Liberdade, de 20 andares, que atingiu ainda outras duas estruturas - o prédio Colombo, de cerca de dez andares, e outro de quatro pisos.
Fotografia © REUTERS/Ricardo Moraes
Duas pessoas foram resgatadas com vida ainda na quarta-feira. Uma delas salvou-se por ter ficado presa à estrutura do elevador.
As buscas estão a ser realizadas por homens do Corpo dos Bombeiros e funcionários da Defesa Civil e da companhia de limpeza pública.
A Prefeitura informou que estes homens estão preparados para atuar neste tipo de tragédias, tendo participado de operações no Haiti e nos resgates das vítimas das chuvas da região serrana, em janeiro do ano passado.
Cerca de 17 mil toneladas de entulho foram retiradas até ao momento. Os destroços estão a ser levados para depósitos da prefeitura.
O trânsito próximo do local, bem como o fornecimento de gás para a região, continuam interrompidos.
Ainda são desconhecidas as causas do acidente. Admite-se, no entanto, que o desabamento tenha sido provocado por um abalo na estrutura do prédio, que estaria em obras.
A Polícia Civil do Rio de Janeiro abriu um inquérito para apurar as possíveis responsabilidades do acidente.


COPIA : www.dn.pt/inicio/globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...