Após desistência de João Paulo, comitê de campanha fica vazio
- Relator diz que é apenas 'um barnabé' na ação
- VEJA A COBERTURA COMPLETA DO MENSALÃO
-
Após renúncia de Cunha, comitê de campanha em Osasco fica vazio
Líderes da campanha não estiveram na sede nesta manhã.
Sede de campanha continuava decorada com fotos de deputado.58 comentáriosFotos de João Paulo Cunha ainda decoravam o comitê, no Centro de Osasco, nesta sexta-feira (31) (Foto: Letícia Macedo/G1)Com a desistência do deputado João Paulo Cunha (PT) de disputar a Prefeitura de Osasco, na Grande São Paulo, o comitê abriu nesta manhã de sexta-feira (31) sem a presença de líderes da campanha da coligação “Osasco Unida com a Força do Povo”, que reúne 18 partidos. Apesar do novo rumo na campanha, que terá Jorge Lapas como candidato ao cargo de chefe do executivo municipal, as fotos de Cunha ainda decoravam o comitê, no Centro de Osasco, nesta manhã.
O G1 tentou contato com Lapas, que terá na chapa Valmir Prascidelli (PT) como vice, mas não obteve retorno. Na quinta-feira, ele havia dito que aguardava a decisão do diretório. “Estou ansioso pelo desfecho”, declarou.
Após a condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no processo que investiga o mensalão, Cunha anunciou a decisão de abandonar a disputa em reunião com os principais líderes petistas na noite desta quinta-feira (30), na sede do Sindicato dos Bancários, em Osasco. O deputado ainda não se manifestou sobre a condenação.
Fotos
Apenas alguns poucos candidatos a vereador estiveram no comitê nesta sexta-feira em busca de informações sobre a campanha, como foi o caso de Sérgio Pereira, conhecido como Bodinho, do PSDC. “Ainda não estou sabendo oficialmente da desistência dele, mas, a meu ver, isso não atrapalha a campanha, não”, disse. Nesta manhã, a Kombi utilizada na campanha ainda mantinha as fotos dele ao lado de Cunha.
Josuel da Silva (PSL) também passou pelo comitê em busca de informações e também disse estar confiante. “Já temos um vice preparado, que já foi secretário. [A desistência] Não atrapalha”, declarou.
A coligação “Osasco Unida com a Força do Povo” é formada pelos seguintes partidos: PT, PR, PTN, PDT, PSDC, PV, PP, DEM, PSL, PSB, PPL, PTC, PMDB, PSC, PRB, PRP, PHS e PRTB.
Segundo dados disponíveis no site da Prefeitura de Osasco, a cidade tem cerca de 700 mil habitantes - a quinta maior população do Estado de São Paulo - e o décimo PIB entre os municípios brasileiros.
Julgamento
João Paulo Cunha foi condenado por lavagem de dinheiro, corrupção passiva (receber vantagem indevida) e peculato (desviar recursos na condição de servidor).
O deputado foi acusado de corrupção passiva por receber R$ 50 mil em 2003 do empresário Marcos Valério, que tentava firmar um contrato de publicidade com a Câmara. De acordo com a acusação, em troca, o deputado teria firmado um contrato de R$ 10 milhões com a agência do publicitário.
A acusação de peculato é feita por desvio de recurso público a um servidor. O advogado de Cunha, Alberto Zacharias Toron, afirmou ao G1 nesta quarta-feira que irá recorrer ao próprio STF ao final do julgamento do mensalão com embargos infringentes.
O instrumento jurídico é um dispositivo que, em tese, pode reverter uma condenação ou absolvição. Para que os defensores tenham direito de apelar para o recurso, basta que haja, pelo menos, quatro votos absolvendo os réus. Caso o pedido seja acolhido, haverá um novo julgamento, inclusive com nomeação de novo relator e revisor, para reavaliar a acusação.tópicos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário