Ucrânia "Uma verdadeira guerra civil está em curso" diz Putin


Ucrânia
"Uma verdadeira guerra civil está em curso" diz Putin

"Uma verdadeira guerra civil está em curso" diz Putin


O Presidente russo Vladimir Putin disse, esta sexta-feira, que "uma verdadeira guerra civil está em curso na Ucrânia". No dia em que pelo menos cinco pessoas morreram em combates entre membros das milícias...


por Paula Mourato com AFP
"Uma verdadeira guerra civil está em curso" diz Putin
Fotografia © Reuters
O Presidente russo Vladimir Putin disse, esta sexta-feira, que "uma verdadeira guerra civil está em curso na Ucrânia". No dia em que pelo menos cinco pessoas morreram em combates entre membros das milícias pro-Rússia e forças ucranianas perto da cidade oriental de Donetsk, noticiou a AFP.
Um fotógrafo da agência de notícias francesa disse ter visto cinco corpos perto da localidade de Karlivka, a noroeste de Donetsk.
Quatro deles seriam rebeldes e o quinto, possivelmente, um voluntário junto do exército.
Os combates no leste da Ucrânia têm-se intensificado, nas vésperas das eleições presidenciais de domingo, que os rebeldes pro-Rússia prometeram perturbar.
Na quinta-feira, ataques realizados por combatentes separatistas nas regiões de Donetsk e Lugansk mataram um total de 18 soldados, segundo um novo balanço feito pelo exército.
Este foi o dia mais mortífero para o exército ucraniano desde que lançou a chamada "operação antiterrorista" contra os rebeldes em meados de abril.

No total, 36 milhões de ucranianos são esperados nas urnas a 25 de maio, numa eleição vista pelo ocidente como crucial para o país sair da crise em que se encontra.
A eleição foi convocada pelos novos líderes instalados em Kiev após meses de protestos por vezes sangrentos levarem à queda, em fevereiro, do presidente apoiado por Moscovo Viktor Yanukovych.
Militantes pro-Rússia no leste do país pegaram em armas contra o Governo central em abril, classificando os novos líderes como ultranacionalistas e neofascistas.
As forças armadas ucranianas combatem há mais de um mês a rebelião separatista pro-Rússia no leste industrial do país, onde dezenas de pessoas foram mortas.
 COPIADO  http://www.dn.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...