Orçamento 'Troika' inicia em Atenas nova missão de avaliação
Representantes da
'troika' de credores internacionais da Grécia iniciaram hoje em Atenas
uma nova ronda de conversações com o Governo, centrada na avaliação do
orçamento para 2015.
Mundo
Lusa
A primeira reunião dos representantes da Comissão
Europeia, Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Central Europeu
(BCE) foi com o ministro das Finanças, Guikas Hardouvelis, que na
segunda-feira se mostrou otimista.As negociações inscrevem-se em mais uma avaliação às contas da Grécia no quadro de um segundo programa de assistência financeira acordado em fevereiro de 2012. Esta pode ser uma das últimas avaliações neste formato.
A última tranche do empréstimo europeu deverá ser concedido até ao fim do ano e a ajuda do FMI deveria continuar até à primavera de 2016, mas Atenas já avançou a possibilidade de acabar mais cedo.
Esta ronda de negociações foi antecedida de uma série de reuniões preparatórias, que decorreram no início de setembro em Paris, mas o essencial concentra-se em duas fases de avaliação que decorrem em Atenas.
Na primeira fase, a 'troika' vai concentrar-se no orçamento de 2015. A Grécia deverá apresentar um anteprojeto de orçamento no parlamento na próxima segunda-feira.
As duas partes estão em divergência quanto à dimensão do buraco orçamental e o Governo de Atenas pretende convencer os credores de que a ligeira baixa de impostos que pretende fazer não desequilibra as contas.
Deverá também ser analisado um projeto do Governo para resolver o problema do crédito malparado, que asfixia os bancos.
A 'troika' vai ficar em Atenas até "8 ou 9 de outubro", disse à France Presse uma fonte do Ministério das Finanças e deverá regressar antes do fim do mês para abordar outras questões. A reforma do direito sindical, a flexibilização da legislação laboral e a reforma do sistema de segurança social estarão em foco nessa altura.
copiado http://www.noticiasaominuto.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário