Curdos sírios ganham espaço frente ao Estado Islâmico em Kobane

  • 24/11/2014 - 13:30

    Curdos sírios ganham espaço frente ao Estado Islâmico em Kobane



    Homens observam fumaça saindo de Kobane
    Os combatentes curdos ganharam espaço em Kobane, uma cidade curda na Síria perto da fronteira com a Turquia onde os jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI), que tentam controlá-la, perderam 18 combatentes, anunciou nesta segunda-feira o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).
    Os combatentes das Unidades de Proteção Popular (YPG), a milícia dos curdos sírios, avançaram no leste e no nordeste de Kobane, disse esta ONG.
    "Ao menos 18 jihadistas do Estado Islâmico e um número indeterminado de combatentes curdos morreram nos confrontos", disse à AFP Rami Abdel Rahman, diretor do OSDH.
    Ambas as partes estão utilizando armas pesadas, acrescentou Rahman, que apontou que Kobane segue dividida em partes iguais entre os curdos e os jihadistas, que lançaram o ataque contra a cidade há três meses.
    Os combatentes curdos resistiram à ofensiva jihadista, que no início parecia imparável, graças ao apoio aéreo da coalizão de países árabes e ocidentais dirigida pelos Estados Unidos.
    A coalizão realizou ao menos cinco ataques aéreos em Kobane durante a noite, indicou o OSDH.
    Em outra frente do complexo conflito sírio, as forças rebeldes, que incluem milicianos da Frente al-Nosra, braço da Al-Qaeda na Síria, aumentaram a pressão sobre a localidade xiita de Zahraa, favorável ao governo do presidente sírio Bashar al-Assad.
    Zahraa, no oeste da Síria, está cercada há 18 meses e os combates nesta localidade e em Nubol, outro povoado xiita, são muito violentos, indicou a fonte, que informa sobre a morte de oito rebeldes e um civil.
    copiado  http://www.afp.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...