Saúde Oito desculpas que matam a motivação para fazer exercício

12:45 - 30 de Novembro de 2014
Oito desculpas que matam a motivação para fazer exercício

Saúde Oito desculpas que matam a motivação para fazer exercício

O ano novo está a chegar e não vale a pena guardar aquela 12ª uva passa para o desejo (e promessa) de voltar ao ginásio em janeiro se já tem em mente mil e uma desculpas para não o fazer. O Huffington Post compilou aquelas que são as oito piores formas de se esquivar ao exercício físico.
Mundo
Oito desculpas que matam a motivação para fazer exercício
Reuters
“Dá trabalho”, estará a dizer. Ou “é difícil e não tenho tempo”. Pois bem, são muitas – e más – as desculpas que se dão quando o tema é arrancar para uma vida saudável e para a prática de exercício físico.
Se a motivação já não é muita, começar a esquivar-se das mais variadas maneiras vai matar a pouca vontade que tem. Mas a preguiça não pode falar mais alto. Se pensa – e quer mesmo! – ir para o ginásio já no próximo ano, saiba quais são as desculpas que não pode, de todo, dizer, sob a pena de deitar por terra algum ou todo o esforço já feito. Mas se já pairam na sua cabeça, aprenda a combatê-las. Desculpa 1: “Não tenho tempo” – Cinco minutos, bastam cinco minutos para, pelo menos, quebrar o sedentarismo. Experimente fazer alguns alongamentos – por 30 segundos – e caminhar pelo escritório, subir escadas, sentar ou levantar da cadeira. Todos os segundos contam para ganhar ritmo, mas se a ideia é praticar exercício, fique a saber que 15 a 30 minutos podem ser o suficiente para um estilo de vida melhor e mais ativo;
Desculpa 2: “Não estou para aí virado” – Falta-lhe motivação? Precisa daquele empurrãozinho para começar a fazer exercício? Então pense naquilo que realmente o faz querer treinar. Um casamento em breve? Mais agilidade para brincar com os seus filhos ou netos? Ter um hobby?
Desculpa 3: “Não posso” – Diz que não tem disponibilidade financeira para ir a um ginásio ou para adquirir material de ginástica para ter em casa? Use o que estiver mais à mão. Defina o relógio para cada hora e nessa altura exercite-se pelo menos dois minutos. Uns agachamentos e uns passos ligeiros são o ideal… e para tal apenas precisa das próprias pernas.
Desculpa 4: “Estou cansado” – O cansaço é uma das principais consequências do sedentarismo. Se ao final do dia se sente pesado e cansado, é sinal que não se exercitou ao longo do dia. Movimentos pequenos e leves são suficientes para se sentir diferente ao final do dia. Comece a passear mais vezes o cão ou saia umas paragens antes daquela que fica colada à porta de sua casa.
Desculpa 5: “Estou muito velho” – Manter-se em forma é das melhores maneiras de manter-se também jovem. O exercício melhora e fortalece a massa muscular e a saúde do coração, por isso, a idade não é desculpa.
Desculpa 6: “É muito caro” – Sim, a mensalidade de um ginásio pode ficar dispendiosa, mas pode criar o seu próprio ginásio comprando equipamentos low cost ou usando o que tem em casa, como as cadeiras ou até mesmo os garrafões de água. Mas quer um desporto barato? Corra. Embora tenha que investir numas sapatilhas confortáveis e adequadas, tudo o resto é gratuito ou de baixo custo. Basta correr.
Desculpa 7: “Não gosto” – Não gosta de ir ao ginásio ou de correr? Fica aborrecido ou sem vontade? Experimente exercitar-se em grupo, a motivação torna-se contagiosa e a prática de exercício torna-se mais divertida. Além disso, poderá dar aso a uma competitividade saudável.
Desculpa 8: “Não posso voltar depois de desistir” – Desistir não é a solução nem tão pouco desculpa para abandonar o trabalho feito. Após uma paragem – propositada ou não – qualquer altura é boa para voltar ao exercício físico, mais não seja para continuar o trabalho feito ou até mesmo melhorá-lo.
 copiado  http://www.noticiasaominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...