União Europeia NATO ajudará na operação do Mediterrâneo se houver pedido

12:21 - 18 de Maio de 2015
NATO ajudará na operação do Mediterrâneo se houver pedido


A NATO está disponível para participar na missão de combate aos traficantes de pessoas no Mediterrâneo que está a ser preparada pela União Europeia (UE), adiantou hoje, em Bruxelas, o secretário-geral da organização, Jens Stoltenberg.
Mundo
NATO ajudará na operação do Mediterrâneo se houver pedido
Lusa
"Estaremos dispostos a ajudar se houver um pedido", disse Stoltenberg, acrescentando que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, na sigla inglesa) participa hoje na reunião conjunta dos ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa da UE, nas quais devem ser dados os primeiros passos para uma operação contra as redes de traficantes.
O secretário-geral da NATO saudou ainda "o diálogo entre a UE e a ONU para a produção do mandato", que é necessário para a UE possa intervir no Mediterrâneo.
Os ministros da Defesa e dos Negócios Estrangeiros da União Europeia vão discutir hoje, numa reunião conjunta em Bruxelas, os contornos da missão naval no Mediterrâneo contra o tráfico ilegal de imigrantes decidida pelos líderes europeus.
Os 28 deverão aprovar os princípios gerais da operação, a ser lançada no quadro da Política Comum de Segurança e Defesa, tal como decidido pelos chefes de Estado e de Governo da UE no Conselho Europeu extraordinário de abril sobre as tragédias no Mediterrâneo, que no entanto só será lançada mais tarde, até porque ainda não há o necessário enquadramento legal, em termos de direito internacional, para levar a cabo a planificada destruição das embarcações utilizadas pelos traficantes.
Portugal está representado no Conselho de Ministros da UE pelo chefe da diplomacia, Rui Machete, e pelo titular da Defesa, Aguiar Branco.
    copiado  http://www.noticiasaominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...