Emir do Qatar visita a Faixa de Gaza

  • 23/10/2012 - 12:30

    Emir do Qatar visita a Faixa de Gaza

     

    Atualidade


    RAFAH (AFP) O emir do Qatar, o xeque Hamad ben Khalifa al-Thani, chegou nesta terça-feira à Faixa de Gaza, na primeira visita de um chefe de Estado ao território palestino governado pelo Hamas desde 2007, anunciou uma fonte do movimento islamita.
    O emir chegou ao local procedente do Egito e entrou em Gaza pelo terminal de Rafah, onde foi recebido pelo chefe de Governo do Hamas, Ismail Haniyeh, em uma cerimônia oficial.
    O emir foi recebido pelos ministros do governo do Hamas em Gaza e por um dirigente no exílio do movimento, Saleh Aruri, que viajou ao território palestino para a ocasião.
    Al-Thani também deve visitar Khan Yunis, sul do território, para iniciar oficialmente a construção de um conjunto de mil residências destinadas a famílias carentes.
    Ele também pretende inaugurar um projeto de reconstrução nas zonas destruídas pelo ataque israelense de dezembro de 2008 e janeiro 2009, avaliado em 254 milhões de dólares, e que inclui insfraestruturas e casas ao norte da Faixa de Gaza.
    Esta visita tem importância particular: poucas personalidades visitaram o território palestino nos últimos cinco anos, como o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, ou os ministros europeus das Relações Exteriores. Em geral, no entanto, evitam qualquer contato com o Hamas, boicotado pela comunidade internacional por não reconhecer o Estado de Israel e por não renunciar à luta armada.
    A visita foi criticada veladamente pelo presidente palestino Mahmud Abbas, cuja Autoridade Palestina foi expulsa de Gaza pelo Hamas em junho de 2007.

    COPIADO http://www.afp.com/pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...