Direito do consumidor
Anatel anuncia boas notícias aos clientes de telefonia
Cancelamento automático e
transparência nas faturas são algumas das novas regras para telefone
fixo e celular, TV paga e internet
elecomunicações
Anatel anuncia mudanças para beneficiar clientes de telefonia, TV paga e internet
Cancelamento automático, mais transparência nas faturas e melhora nos serviços de pós-venda são algumas das novas regras anunciadas pela agência para, enfim, melhorar a vida do consumidor
Clientes de operadoras terão mais benefícios e melhor atendimento, segundo Anatel
(Divulgação)
As novas regras permitirão que os clientes cancelem seus contratos pela internet, sem a necessidade de falar com um atendente. Ou seja, ele não terá mais de aguardar para ser atendido por setores de call center, nem precisar ouvir contrapropostas das operadoras. Esse procedimento também poderá ser realizado por meio de uma opção no menu na central de atendimento telefônico da prestadora. O cancelamento automático deverá ser processado pela operadora em, no máximo, dois dias úteis. A mudança não exclui, no entanto, a existência de atendentes para efetuar o cancelamento, caso o consumidor assim o queira.
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A Anatel determinou, ainda, que todos os atendimentos via call center que forem interrompidos por falha na ligação terão de ser retornados pelos atendentes. Se não conseguir retomar o contato, a operadora deve enviar mensagem de texto com número de protocolo. Essa conversa deve ser gravada, a exemplo dos demais diálogos entre a central de atendimento da prestadora e o usuário, e deve ser armazenada por seis meses. O consumidor tem direito a cópia dessas gravações. (Confira as mudanças)
Essas medidas já eram previstas pela Anatel. O presidente da agência, João Rezende, disse no ano passado que a agência queria atacar o problema da cobrança feita pelas operadoras, um dos principais focos de queixas dos clientes. "Achamos que as empresas ainda estão devendo ao usuário um melhor atendimento nos call centers", avaliou, à época. Apenas no ano de 2013, a Agência recebeu mais de 3,1 milhões de reclamações contra operadoras de serviços de telecomunicações, a maioria delas relacionadas à cobrança (33,9% do total).
As novas obrigações previstas no regulamento variam de acordo com o porte da operadora: as que têm até 5 mil consumidores, as que têm entre 5 mil e 50 mil consumidores e as que têm mais de 50 mil consumidores.
Conheça as novas regras da Anatel
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