23:17 - 30 de Dezembro de 2014
-
21/12/2014 - 18:01
Detido na Bulgária brasileiro que pretendia ingressar no Estado Islâmico
afp.com / SPANISH NATIONAL POLICE / HO
Reprodução de imagem de vídeo mostra polícia espanhola (C) acompanhando em 16 de dezembro uma pessoa detida por supostamente recrutar mulheres pela internet para se unir ao grupo Estado Islâmico no Iraque e na Síria
O jovem reside na Catalunha, Espanha, e foi detido na segunda-feira depois de uma investigação conjunta entre a Interpol e a Polícia Nacional espanhola, além dos 'Mozos de Escuadra', a polícia autônoma catalã, noticiou a imprensa brasileira.
Ele foi preso juntamente com dois marroquinos, também residentes da Catalunha, no posto fronteiriço Kapitaan Andreevo. Os três planejavam ir até a Turquia e depois viajar para a Síria.
A polícia disse que o grupo era seguido desde junho e comprovou que as três pessoas iniciaram um processo de radicalização religiosa, divulgando mensagens a favor da Jihad e evidenciando sua intenção de engrossar as fileiras do EI.
"A chancelaria brasileira acompanha o caso e a delegação diplomática em Sófia fez contato com o cidadão", disse neste domingo à AFP um porta-voz da chancelaria.
Segundo a imprensa no Brasil, a Espanha pedirá a extradição do jovem da Bulgária para processá-lo por delitos de terrorismo.
Entre 80 e 100 espanhóis se juntaram às "milícias jihadistas" no Iraque ou na Síria, segundo fontes judiciais da Espanha. Outras centenas procedem de outros países europeus, como a França.
Várias redes de captação foram desmanteladas na Espanha e Marrocos, a maioria nos enclaves de Ceuta e Melilla, em Barcelona e arredores, e em Madri.
Nenhum comentário:
Postar um comentário