Instituto prevê mais raios neste verão; 84 morreram até o mês de novembro


Ouvir o texto

O Grupo de Eletricidade Atmosférica do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) divulgou um estudo que prevê um aumento na incidência de raios em grande parte do Brasil na temporada de chuvas 2014-2015, que vai de outubro a março. Até meados de novembro, de acordo com o instituto, 84 pessoas morreram ao serem atingidas por descargas elétricas.
A previsão é de crescimento de quedas de raios nas regiões Sul, Nordeste e Norte do país. Na região Sul, a elevação no número de descargas deverá ocorrer especialmente no final do verão. Já as regiões Sudeste e Centro-Oeste deverão receber raios em incidência levemente abaixo da média.
"Essa estimativa não está relacionada à elevação de chuvas para o verão." É o que relata o Grupo de Eletricidades Atmosférica, que explica que as informações são "levantadas com base em informações meteorológicas, nas condições dos oceanos e nos dados históricos". O fenômeno El Nino, de acordo com o órgão, apresenta fraca intensidade neste período, mas deve se intensificar no final do verão.

Editoria de arte/Folhapress
MORTES POR RAIOS
Em 2014, até o meio do mês de novembro, 84 pessoas morreram atingidas por raios no país. O número, como aponta o Inpe, é levemente inferior ao registrado neste mesmo período do ano passado, quando 88 brasileiros faleceram. Os dados não contabilizam a ocorrência na Praia Grande, litoral sul de São Paulo, quando quatro banhistas morreram após serem atingidos por um raio.
Segundo as estatísticas do Inpe, morrem mais pessoas durante atividades agropecuárias (29%) e dentro de casa (18%). Há ainda mais vítimas do sexo masculino (89%) e que viviam em áreas rurais (56%).
 copiado  http://www1.folha.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...