'As Lições do Mestre' reúne pensamentos de Confúcio; leia trecho

Resultado de imagem para confúcio frases
Resultado de imagem para confúcio frasesResultado de imagem para confúcio frasesResultado de imagem para confúcio frases Resultado de imagem para confúcio frases  Resultado de imagem para confúcio frases

 copiado https://www.google.com.br

'As Lições do Mestre' reúne pensamentos de Confúcio; leia trecho 

da Livraria da Folha 27/02/2016 - 13h20
Ouvir o texto
Confúcio (551-479 a.C.) foi o mais famoso filósofo e pensador político da China. Embora seu verdadeiro nome fosse Chiu Kung, ele se tornou conhecido como Mestre Kung.
Divulgação
Livro apresenta diversas frases para ler em tempos confusos e de relativismo moral como os da atualidade
Livro apresenta diversas frases para ler em tempos confusos e de relativismo moral como os da atualidade
Ele viveu durante a dinastia Zhou (1.027-221 a.C.), num contexto em que a civilização chinesa e suas instituições públicas atravessavam uma séria crise. Minada pela corrupção e pela incompetência administrativa, a sociedade da época se encontrava num momento difícil para sua própria sobrevivência e continuidade.
Para Confúcio, a sobrevivência da civilização depende do exercício de uma cultura racional, da prática de uma moral eficaz em inibir o mal e ensejar o altruísmo e a bondade.
Os preceitos confucionistas ainda defendem uma base humanística na educação, cujo cerne é o aspecto humano e moral. Segundo ele, o tipo ideal de indivíduo é o junzi, o "educado", uma pessoa de bons modos, instrução e qualidades morais elevadas.
Com pensamentos traduzidos direto do chinês, "Confúcio: As Lições do Mestre" apresenta diversas frases para ler em tempos confusos e de relativismo moral como os da atualidade. Os principais personagens de "As Lições do Mestre" são o mestre e seus discípulos, com breves passagens sobre outras figuras da época.
Abaixo, leia um breve trecho do livro.
*
O Mestre disse: "Aprender algo e pôr em prática não é bom? Receber amigos de longe não é um prazer? Não ser vaidoso com os próprios méritos, isso não é a marca do educado?
O Mestre disse: "Fala bonita e trejeitos calculados não são sinais de bondade".
Mestre Zeng disse: "Examino-me três vezes por dia. Sou leal para com os outros? Sou sincero com meus amigos? Pratiquei o que aprendi?".
O Mestre disse: "Para governar um Estado, seja digno e honesto nos negócios, seja moderado nos gastos, ame a todos e só convoque o povo se for necessário".
"O Mestre disse: "Um educado que não é sério não é educado. Ele não tem nem autoridade nem estudo. Um educado é sempre leal e fiel e não se junta com quem não é correto. Quando erra, se conserta".
*
CONFÚCIO: AS LIÇÕES DO MESTRE
AUTOR Confúcio
TRADUTOR André Bueno
 http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...