Polêmica separatista Vice-premiê da Espanha assume funções da presidência da Catalunha Contra intervenção de Madri, líder catalão pede 'resistência democrática' Catalunha acorda sob tutela de Madri após declarar independência Itamaraty diz que não reconhece independência da Catalunha


Polêmica separatistaVice-premiê da Espanha assume funções da presidência da Catalunha






Rajoy delega à sua vice-primeira-ministra funções de chefe do Executivo catalão

  • Soraya Sáenz de Santamaría, vice-primeira-ministra da Espanha
    Soraya Sáenz de Santamaría, vice-primeira-ministra da Espanha
Madri, 28 out (EFE).- O primeiro-ministro do governo da Espanha, Mariano Rajoy, delegou neste sábado (28) à sua vice-primeira-ministra, Soraya Sáenz de Santamaría, as funções e competências de chefe do Executivo da região da Catalunha, após a remoção de seu até agora titular, Carles Puigdemont.

A determinação consta do real decreto que designa órgãos e autoridades encarregadas de dar cumprimento às medidas estipuladas nesta sexta-feira pelo Conselho de Ministros para restabelecer a legalidade constitucional na Catalunha, horas depois que seu parlamento regional aprovou uma declaração de independência.
Veja também:

O governo espanhol decretou então a remoção de todo o gabinete de Puigdemont e Rajoy decidiu dissolver o parlamento regional para convocar eleições autônomas para o dia 21 de dezembro.
Durante a madrugada passada o Diário Oficial do Estado espanhol publicou essas medidas, entre as quais a que determina que o primeiro-ministro do governo assume as funções e competências que correspondem ao presidente da Generalitat (Executivo) da Catalunha.

Porém, em outro artigo do decreto se especifica que Rajoy delega essas funções à vice-primeira-ministra Soraya Sáenz de Santamaría.

Quanto às eleições regionais, a campanha se desenvolverá entre os dias 5 e 19 de dezembro e a votação será no dia 21 desse mês.

Além disso, está previsto que durante este sábado aconteça uma reunião de secretários de Estado e subsecretários espanhóis para analisar as funções assumidas pelos diversos ministérios do governo central em cada uma das secretarias regionais catalãs.

Essas funções autônomas passam a ser desempenhadas pelos ministérios em aplicação do artigo 155 da Constituição e depois que o governo de Rajoy obteve a preceptiva autorização do Senado.
Ampliar

Catalunha enfrenta Espanha por independência; veja protestos59 fotos

59 / 59
27.out.2017 - Pessoas se reúnem em frente ao palácio 'Generalitat', na praça Sant Jaume, para comemorar a proclamação da república catalã, em BarcelonaImagem: PAU BARRENA/AFP
copiado https://www.uol.com.b

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...