-
Temer quer ganhar de goleada do Brasil, afirma leitor
TRABALHO ESCRAVO
A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, concedeu uma liminar para suspender os efeitos da portaria do governo Temer que altera as regras para a fiscalização do trabalho escravo. Decisão racional da ministra, porque desse governo não podemos descartar nem a possibilidade da revogação da Lei Áurea.
PEDRO VALENTIM (Bauru, SP)
Essa atuação do Judiciário é perigosa. Só na arena política há como forçar o diálogo para a formação de decisões que culminem em avanços duráveis. Faz parte do jogo democrático debates acerca de retrocessos, os quais devem ser resolvidos pelas instâncias políticas. Essa liminar pode evitar o retrocesso a curto prazo, mas também resfria a atuação de atores da sociedade.
IVO TIAGO (Natal, RN)
VOTAÇÃO DE DENÚNCIA
Pelo jeito, o presidente Michel Temer não se contentará em ganhar de 2 a 1. Quer ganhar de goleada, fazer com o Brasil o que fez a Alemanha na Copa do Mundo. Pelo seu empenho, será Temer 7 x 1 Brasil.
NILSON MOLARO (Araraquara, SP)
De fato, nossa política se resumiu a isto: contagem de votos a favor seja qual for o expediente. Fico imaginando como será o dia de trabalho do presidente do maior país da América Latina: assinaturas em documentos burocráticos e horas de negociações palacianas para ficar agarrado a um cargo. Vai chegar ao fim do mandato, sim, mas deixando uma dívida financeira e moral que não se pagará nos próximos dez anos.
ARLINDO CARNEIRO NETO (São Paulo, SP)
Até quando a sociedade brasileira vai ter que suportar, passivamente, o circo criado na Câmara dos Deputados na farsa dos julgamentos de Temer? A desfaçatez está escancarada. O que menos interessa é avaliar se o homem é culpado ou não. O que conta é com qual vantagem cada um vai sair do episódio.
FERNANDO PACINI, economista (São Paulo, SP)
-
LULA E DILMA
O ex-presidente Lula se esquece, ao criticar Dilma Rousseff, de que ela sempre foi ligada ao PDT do ex-governador Leonel Brizola, portanto não era uma petista de raiz. Ela só foi "inventada", pois Lula acreditava que poderia continuar governando e, principalmente, teria a garantia de ser o candidato do PT em 2014 ou em 2018, sem nenhum obstáculo da presidente.
ANDRÉ PEDRESCHI ALUISI (Rio Claro, SP)
-
SÉRGIO CABRAL
No depoimento de Sérgio Cabral ao juiz Marcelo Bretas, vimos um presidiário, com pose de governador, misturar grandiloquência e desespero. Deu no que deu.
RICARDO C. SIQUEIRA (Niterói, RJ)
-
MARKETING INVASIVO
Todas as empresas falam a mesma coisa: que estão em conformidade com a lei, que nada fizeram e que tudo é exceção. Parecem os nossos queridos políticos corruptos se defendendo. O problema somos nós, que não gostamos de ser importunados. O pior é que não temos muito que fazer. Já tentei cadastrar os telefones no serviço do Procon em duas oportunidades e não funcionou.
GILBERTO MORAES (Ribeirão Preto, SP)
Eu consegui reduzir de maneira radical as chamadas que oferecem bens e serviços cadastrando minhas linhas no Procon. As empresas sérias consultam essa lista antes de dispararem ligações, e você pode reclamar caso liguem para você, abrindo uma queixa formal no mesmo site. Eles inclusive impõem multas ao chamador.
ERALDO JORGE BAIL (São Paulo, SP)
Parece que, quanto mais aumenta a população no planeta, mais falamos com "atendentes virtuais", ou seja, computadores que nada resolvem, só transferem. Isso não vai acabar?
MARCO ANTONIO B. DOS SANTOS (Campinas, SP)
Esse é o problema do "Deus Mercado" e de governos que o veneram: se é mais barato ou conveniente para a empresa lucrar, que se dane o cidadão.
EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI (Campo Grande, MS)
-
COLUNISTAS
Acho que nunca é demais elogiar os textos de João Pereira Coutinho. Oportuno, nítido e escrito em português. Por que não ressaltar também o ótimo desenho de Angelo Abu, os quatro macaquinhos? O último deles, sua criação, é genial!
RENATA PALLOTTINI, escritora (São Paulo, SP)
Que exemplo de ser humano e de brasilidade, senhor Nizan Guanaes. Pessoas como o senhor nos dão alento para continuar lutando e acreditando no ser humano.
ANTENOR BAPTISTA, advogado (São Paulo, SP)
-
PAPEL HIGIÊNICO
Os patrulheiros do "politicamente incorreto" conseguem se superar a cada dia. Um mote criado há quase 60 anos —"Black is beautiful"—, quando ainda havia segregacionismo nos EUA, ser agora invocado para combater slogan publicitário evidencia anacronismo e intolerância. Feministas, lancem armas contra a objetificação da mulher —afinal, a minissaia da linda modelo nada tem a ver com papel higiênico.
RUBEM P. HOFFMANN JR (São Paulo, SP)
-
BASQUETE
A chegada à Folha do repórter Giancarlo Giampietro e, com ele, da cobertura do basquete em tempo rápido e com toque de quem conhece o esporte supre uma lacuna. A popularização desse esporte passa pela participação da imprensa.
TIAGO ESSADO, promotor de Justiça (Rio Claro, SP)
copiado http://www1.folha.uol.com.br/p
Nenhum comentário:
Postar um comentário