Trump diz que maior parte do acordo com o México não foi revelada O presidente americano Donald Trump mostra um papel que diz ser o acordo com o México em uma entrevista coletiva na Casa Branca, em Washington, em 11 de junho de 2019

Trump diz que maior parte do acordo com o México não foi revelada

AFP / Jim WATSONO presidente americano Donald Trump mostra um papel que diz ser o acordo com o México em uma entrevista coletiva na Casa Branca, em Washington, em 11 de junho de 2019
O presidente americano, Donald Trump, disse nessa terça-feira (11) que a maior parte do acordo migratório com o México para evitar a imposição de tarifas "não foi revelada", e que deixará que o país vizinho "faça o anúncio".
"A maior parte do acordo com o México não foi revelada!", escreveu Trump no Twitter, depois que as autoridades mexicanas divulgaram detalhes do acordo conjunto do qual só são conhecidas as linhas gerais.
Durante a entrevista, ao ser questionado sobre o acordo, brincou tirando um pedaço de papel de seu paletó e dizendo que era o acordo com o México.
"Esse é o acordo que todos dizem que eu não fiz. Vou deixar que o México faça o anúncio no momento oportuno", disse o presidente americano depois de autoridades mexicanas afirmarem na véspera que vão discutir com Washington a possibilidade de ser um "terceiro país seguro", se o fluxo de imigrantes sem documentos não diminuir em 45 dias.
Na última sexta-feira os dois governos assinaram um acordo para evitar que Washington impusesse tarifas ao México, se o país se comprometesse a aumentar a segurança em sua fronteira sul.
"Essa é uma página de um acordo muito longo e muito bom entre México e Estados Unidos. Sem as tarifas não teríamos nada", disse Trump.
AFP / Jim WATSONO presidente americano Donald Trump mostra um papel que disse aos jornalistas ser o acordo migratório com o México, na Casa Branca, em Washington, em 11 de junbo de 2019
Na segunda-feira o chanceler mexicano, Marcelo Ebrard, disse em entrevista que na reunião com o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, seus interlocutores insistiram no sistema do terceiro país seguro ou primeiro país de asilo e que o México propôs dar um prazo para ver a mobilização de sua Guarda Nacional na fronteira diminuiria a migração irregular.
Na semana passada em Washington Ebrard disse que seu país enviará 6.000 militares da Guarda Nacional para a fronteira com a Guatemala.
"Durante muito tempo, muitos anos, se tentou fazer o que nós realizamos em dias. Agora mesmo estamos mobilizando 6.000 soldados na fronteira sul. Vocês acham que tínham isso há duas semanas? Eu vou lhes dizer o que havia há duas semanas, não tínhamos nada", disse Trump.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...