Carnatal: Ano que vem tem mais festa

Carnatal: Ano que vem tem mais festa

Publicação: 04 de Dezembro de 2011 às 00:00
Rafael Barbosa
repórter

O Carnatal 2011 chega ao fim hoje, mas a expectativa para o evento no próximo ano já é grande. Depois da readequação do percurso, ocorrida neste ano, os foliões e boa parte da cidade já se perguntavam sobre o destino de uma das micaretas mais antigas do país. A diretoria da Destaque Promoções tranquiliza o folião e garante que o carnaval fora de época está mantido para 2012 e deve ser realizado no mesmo local deste ano. Segundo Ricardo Bezerra, diretor da empresa promotora do evento, o percurso deve ser mantido, mas há possibilidade de liberação de mais espaço no entorno das obras da Arena das Dunas. Bezerra concedeu entrevista à TRIBUNA DO NORTE e falou sobre a situação do Carnatal e as mudanças ocorridas no evento. Confira a entrevista na página 10.
DivulgaçãoO diretor da Destaque, Ricardo Bezerra, comenta as mudanças realizadas no percurso da festa deste ano e as expectativas para 2012O diretor da Destaque, Ricardo Bezerra, comenta as mudanças realizadas no percurso da festa deste ano e as expectativas para 2012

"O Carnatal está mais integrado"

Qual foi a principal dificuldade encontrada para a adequação do evento ao novo percurso?

Foi exatamente o fato de não ter arquibancadas e nem o corredor tradicional, que dava uma plástica diferenciada ao evento. Mas em compensação o Carnatal está mais integrado: bloco, bandas com a pipoca.

Os foliões têm reclamado das dimensões do novo percurso?

É preciso delimitar alguns espaços. A grande maioria do percurso está totalmente aberto. Há algumas cercas para a proteção dos canteiros, mas há um lado todo das avenidas do percurso para a pipoca. Em alguns locais, ficou um pouco estreito o espaço, estamos inclusive avaliando. Mas é normal, porque o espaço total do evento mudou: onde hoje é o corredor, antes era um espaço todo da pipoca.

Na fase de planejamento, houve uma projeção de diminuição no faturamento, já que o percurso está menor?

Claro. A gente tinha quase 300 camarotes e passou a ter apenas 96, além de que perdemos a arquibancada. Foi um evento que diminuiu, mas continua grande, e bastante animado.

Onde será o Carnatal no ano que vem?

A tendência é ser no mesmo local deste ano, porque sabemos da dificuldade de sair de onde está. Mas só dá para pensar no próximo ano após realizarmos uma avaliação final ao término do evento.

Houve alguma sondagem por parte da Destaque sobre mudanças para 2012?

Houve. Em contato com os responsáveis pela Arena das Dunas, fomos informados que o espaço a ser cedido para a festa no ano que vem pode ser maior. Isso ocorre devido ao andamento da obra, que permite liberar mais áreas. Hoje temos entulhos do Machadão naquela região, mas após o recolhimento desse material, que será reaproveitado, e, segundo a construtora, há uma tendência de existirem mais áreas livres no entorno da construção em 2012. Mas isso eles só vão poder precisar mais na frente, então teremos que aguardar um pouco.

No ano que vem o espaço físico do percurso pode ser readequado novamente?

Ricardo Bezerra: Pode. A construtora afirmou que a área onde passam os blocos, no trecho da Prudente de Morais, é próxima ao estacionamento da Arena das Dunas, que pode ser liberado antes do restante da obra. O estádio mesmo fica mais próximo da BR-101. A construtora tem interessa que nós permaneçamos com o evento ali, porque o novo estádio não tem sustentação só com futebol. Futebol é o carro-chefe, mas a arena é multiuso.

Então há algum acordo para uma parceria entre a Destaque e a administração da Arena das Dunas para a utilização do espaço do estádio para a realização do Carnatal?

Isso nós veremos mais na frente, mas existe um interesse dos responsáveis pelo estádio em realizar eventos não necessariamente ligados ao futebol no local. Os detalhes ficam para serem discutidos mais na frente. O que ocorre é que há possibilidade da arena receber partidas de futebol e shows, por exemplo.

Houve redução no público da micareta em 2011?

Esta quinta-feira foi proporcional às dos anos anteriores, em termo de público. No total de vendas de abadás não houve grande redução, nada que tenha sido muito diferente do ano passado, e em termo de blocos o Carnatal também está bastante semelhante aos anos anteriores.

O Ministério Público recomendou à Destaque que regularize a situação dos cordeiros que trabalham no Carnatal. Como a empresa reagiu a isso? A recomendação está sendo cumprida?

Às vezes esses questionamentos chegam muito em cima da hora, e esse foi o problema maior. Mas chegamos a um consenso e estamos tomando providências para atender à recomendação. É difícil, porque há um número muito grande de cordeiros participando do evento, mas estamos fazendo por onde atender ao pedido do Ministério Público.

Programação de hoje tem estreia do grupo Grafith

"A voz do povo é a voz de Deus". Pela primeira vez no Carnatal, o grupo Grafith já sonha alto. A banda pretende ser confirmada para os próximos anos do evento. E foi com o ditado popular que o empresário do grupo, Júnior Grafith, explicou o convite da banda para participar da micareta.

Segundo Júnior, já há alguns anos os fãs cobravam a presença do Grafith no Carnatal. O empresário acredita que o grupo está conseguindo vencer os preconceitos e se firmar no mercado regional de música. "Nós ainda não havíamos participado porque nosso nome era associado a violência e a baderna, mas estamos conseguindo mudar isso."

Com apresentações em eventos semelhantes ao Carnatal, como o Carnaxelita (carnaval foda de época de Currais Novos), o Assu Folia (carnaval foda de época de Assu), e o carnaval de Macau, o Grafith chega à micareta natalense como promessa.

"Preparamos um repertório repleto de músicas dançantes, que vão animar o público do Carnatal", afirmou Júnior. O empresário conta que a escolha das músicas foi cautelosa, para dar prioridade às canções com coreografia, e evitar as que proporcionam danças com muito contato físico, visando evitar confusões.

BLOCOS

O Asa de Águia abre a noite deste domingo de Carnatal com bloco Cerveja e Coco (17h30), seguido da banda Grafith no Swingaê (18h), de Tuca Fernandes puxando o Caju (18h30) e Ricardo Chaves no Bicho (19h). Após a passagem dos blocos tradicionais, o Trio 51, novidade para a pipoca em 2011, encerra a festa com Cavaleiros do Forró, saindo às 19h30.

Confira as fotos do Carnatal nesse ano:



COPIADO :http://tribunadonorte.com.br/noticia/carnatal-ano-que-vem-tem-mais-festa/204703

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...