Jimmy encontra namorada e vive romance em Zoológico de SP

Jimmy encontra namorada e vive romance em Zoológico de SP

Por: Elaine Chistofori 29/12/2011

Namorada é uma fêmea com 13 anos de idade e já tem três filhas. Samantha é pequena, magra, ágil, audaciosa, com personalidade difícil, especialmente para os humanos


Depois de anos de solidão, a vida de solteiro do chimpanzé Jimmy está perto do fim. Ele acabou de ganhar de presente de Natal: a companhia da chimpanzé Samantha, em seu novo lar, o Santuário do Projeto Proteção aos Grandes Primatas (GAP), em Sorocaba. O ano de 2012 promete para o casal, que já foi visto andando de mãos dadas e não se desgrudam mais um do outro.
A namorada é uma fêmea com 13 anos de idade e já tem três filhas. De acordo com o presidente do Projeto GAP Internacional, Pedro Ynterian, a chimpanzé é pequena, magra, ágil, audaciosa, com personalidade difícil, especialmente para os humanos, de quem deseja distância.
“Eu a recebi com um ano de idade e praticamente ela me vê como seu pai ou o macho alfa do grupo de jovens que começou o Santuário há 12 anos. Samantha confia muito em mim e geralmente quando lhe peço algo ela me obedece. Graças a esta confiança eu consegui convencer a aproximação entre ela e o Jimmy. Foram meses de tentativas até que, quando eu estava quase desistindo, os dois se aproximaram na véspera de Natal”, contou Ynterian.
De acordo com o especialista,  Jimmy é um chimpanzé atípico, até na forma de andar, muitas vezes em forma bípede. Os outros chimpanzés o acham diferente, o que gera maior curiosidade e até reação de medo no primata solteirão.
“Jimmy é apático. Não reage como um macho chimpanzé normal, que fica com os pelos eriçados e faz gestos agressivos quando não está feliz com uma companhia ou uma situação. Samantha ia à procura de Jimmy, ele a ignorava”, disse o presidente do Projeto GAP.
Segundo Pedro Ynterian, o desafio da chimpanzé Samantha foi grande. Por vários momentos a primata pedia para sair da jaula, onde estava o Jimmy e tinha medo dele a morder. Até uma outra fêmea foi usada para servir de companhia para Jimmy, a chimpanzé Carolina, de 10 anos, criada também no Santuário, mas ela desistiu depois de algumas tentativas. Mas na véspera de Natal, como um milagre, Samantha ganhou a confiança de Jimmy e os dois se aproximaram e desde então vivem juntos a todo o momento.
Chimpanzé com veia de artista

Uma celebridade! Foi desta forma que o chimpanzé Jimmy foi tratado durante boa parte de sua vida. Ator, pintor, artista de circo e animal de exibição em zoológico, Jimmy foi criado no ambiente circense desde pequeno. No circo fez parte da equipe Romano Garcia, onde chegou a ser uma das principais atrações com um espetáculo próprio no qual andava sobre monociclos e fazia números de equilíbrio em arame. Em 1987, Jimmy foi vendido ao circo D´Itália, onde participou de espetáculos até 2000, ano em que foi doado ao zoológico de Niterói. Além das lonas, o macaco chegou a participar de programas de televisão e comerciais.
Longe das atividades cinrcenses, o macaco viveu sozinho em uma jaula no ZooNit, onde desenvolveu seu talento como pintor. Os trabalhos de Jimmy chegaram a ser expostos em uma galeria de arte de Niterói. Cerca de 14 peças feitas totalmente pelo chimpanzé  foram apresentadas ao público.
Em julho de 2011, depois de viver  cerca de 11 anos no ZooNit, que foi fechado pelo Ibama acusado de cometer irregularidades, o chimpanzé foi transferido para o santuário de primatas de Sorocaba, no interior de São Paulo, onde Jimmy  vive atualmente.
Segundo o Grupo de Apoio aos Primatas (GAP), no santuário Jimmy vive em um recinto de mais de 3 mil metros quadrados, onde não fica exposto à visitação e mantém contato com outros chimpanzés.


 COPIADO : O FLUMINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...