É um ‘smartphone’? É um ‘tablet’? Não, é o Galaxy Note

ecnologia

É um ‘smartphone’? É um ‘tablet’? Não, é o Galaxy Note

Sara Piteira Mota  
Chegou ao mercado português, no passado dia 11 de Novembro, um equipamento com características de ‘smartphone' e ‘tablet' unidas num único dispositivo híbrido da Samsung. Apesar de não revelar quantos Galaxy Note já vendeu em Portugal, a Samsung está satisfeita com os resultados obtidos.
"Embora o cenário económico e competitivo seja difícil, a verdade é que Galaxy Note está a assumir-se claramente no top de vendas em Portugal. Em pouco tempo, conseguiremos resultados acima de ‘top sellers' do mercado - não só em valor como volume de vendas, o que é impressionante", diz ao Económico Hugo Braz, ‘marketing manager' de ‘mobile' da Samsung Portugal.
Se ainda não conhece o Note, saiba quais os itens que fazem desde terminal um dos melhores ‘smartphones' e mini-tablets do mercado.
O tamanho importa?
Se o queremos utilizar como ‘tablet', é importante que o ecrã seja um pouco maior que o de um telemóvel. O Note tem um ecrã de 5.3 polegadas Super Amoled HD (resolução de 1280x800 pixeis), o que lhe confere uma qualidade de imagem acima do habitual. E pesa 178 gramas, um pouco mais que, por exemplo, o iPhone 4s que se fica pelas 140 gramas.
Para quem o acha grande demais para ser utilizado como telemóvel, saiba que depois de alguns dias já nem nota a diferença, até porque vai descobrir todas as funcionalidades que tem além de fazer chamadas. Além disso, cabe no bolso da camisa ou mesmo no bolso de trás das calças.
"O Samsung Galaxy Note representa uma nova categoria de equipamentos. Depois de vários estudos verificámos que o utilizador empresarial possui, em média, aproximadamente três equipamentos.
Com o Note, passará a beneficiar das vantagens de utilização de um ‘smartphone' e de um ‘tablet', ao mesmo tempo que, utilizando a caneta este se tornará num versátil bloco de notas", disse Nuno Parreira, ‘division head' da área de Mobile da Samsung Electrónica Portuguesa, na apresentação do equipamento aos jornalistas.
Sistema operativo de última geração
Em termos de sistema operativo, o Samsung Galaxy Note trás o Android 2.3 Gingerbread com interface TouchWiz da Samsung. Têm um processador de núcleo duplo o que lhe confere uma maior rapidez e eficiência.
A memória pode ser de 16 ou 32 gigabytes, mas para já o Note apenas terá disponível em Portugal a versão de 16 gigas. Porém, permite inserir um cartão microSD até 32 gigas.
Para quem privilegia a fotografia, o Note tem uma câmara fotográfica de 8 megapixeis, permitindo gravar vídeos em 1080p (até 30 fotogramas por segundo com áudio). Os testes executados utilizando o ‘flash' tornam claro que este ‘smartphone' é claramente um dos mais avançados nesta matéria.
Em relação à bateria - e apesar da Samsung realçar que a autonomia depende das aplicações que lhe damos - constatámos que não durava mais de um dia e meio, máximo de dois dias. O que à partida não é um bom parâmetro, se tivermos em conta que temos num único deposito um telemóvel e ‘tablet'.
S-Pen é a grande diferença
O Note é, definitivamente, uma nova categoria de produtos. A caneta armazenada no corpo do telefone é um recurso de valor acrescentado. Rápido na resposta ao tacto ou no uso da caneta S-Pen, o Note aproveita o uso da caneta para interagir com as aplicações mais facilmente, nomeadamente para pintura, recortes de imagens ou escrita de anotações (com reconhecimento de escrita em inglês mas deverá surgir a versão portuguesa).
Com a S-Pen a comunicação já não está limitada ao mero texto. Esta permite escrever e desenhar notas personalizadas. Por exemplo, em fotografias.
Além disso, a S-Pen está integrada nas aplicações nativas do Galaxy Note permitindo uma experiência empresarial mais rica. O S-Planner permite gerir as agendas de forma fácil. Enquanto o S-Memo permite gravarem de forma automática todo o tipo de ideias. Vários dados podem ser captados para o S-Memo e os utilizadores poderão editar ou partilhar os mesmos.

Preço
Disponível nas cores branco e preto, para já apenas na versão de 16 gigabytes, custa 599 euros através com um contrato de fidelização e 699 euros livre de operador.
Especificações COPIADO : http://economico.sapo.pt/noticias/
Dimensões (W x H x D mm)146,85 x 82,95 x 9,65 mm
EcrãSuper AMOLED HD de 5,3"(1280x800, 285 ppi)
SOAndroid 2.3 (Gingerbread)
ProcessadorDual Core a 1,4 GHz
MemóriaMemória interna de 16/32 GB + cartão microSD (até 32 GB)
BateriaBateria standard, Li-on 2,500 mAh
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...