Eleitores definem 151 cadeiras do parlamento da Croácia

04.12.11 às 10h10

Eleitores definem 151 cadeiras do parlamento da Croácia

Zagreb (Croácia) - Os colégios eleitorais abriram neste domingo na Croácia para escolher as 151 cadeiras  de seu parlamento do qual sairá, de acordo as pesquisas, uma nova coalizão de governo. A grande favorita é a de centro-esquerda "Aliança pelas mudanças", liderada pelo Partido Social-Democrata (SDP), de Zoran Milanovic. Na coalizão participam ainda o Partido Popular-Liberal (HNS), a regionalista Assembleia Democática Istriana (IDS) e o Partido dos Aposentados (HSU).

Seu principal rival é a conservadora União Democrática Croata (HDZ) da primeira-ministra Jadranka Kosor. Segundo a pesquisa mais recente da agência  Ipsos Puls, a coalizão do SDP obterá uma maioria de 79 cadeiras, frente aos 46 da histórica HDZ, o partido que liderou a ex-república iugoslava durante 17 de seus 20 anos de independência.

Dos 4,5 milhões de eleitores, cerca de 400 mil são da diáspora, que em sua maioria são croatas da vizinha Bósnia-Herzegóvina, que têm reservados três cadeiras que sempre foram da HDZ. Quando as urnas fecharem serão publicados os primeiros resultados da pesquisas de boca-de-urna, e espera-se que a apuração oficial termine quase totalmente por volta de meia-noite, hora local.

As informações são da EFE
COPIADO : http://odia.ig.com.br/portal/mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...